O Museu da Felicidade (“The Happiness Museum”, em título original) é um local dedicado à teoria e prática da felicidade, bem-estar e qualidade de vida. O espaço não poderia estar localizado em outro lugar senão na Dinamarca, o segundo país mais feliz do mundo.

Descrito como “um museu sobre as grandes coisas da vida”, se trata do primeiro museu do mundo dedicado ao tema, que conta com oito salas que investigam assuntos específicos sobre a felicidade.

Cada sala aborda temas como: como os governos ao redor do mundo estão investindo no bem-estar da sociedade? Em quais regiões do cérebro a alegria age? Por que o riso é contagiante? Como o conceito de felicidade mudou ao longo de dois mil anos? O que é o conceito de “Felicidade Nórdica”. Como será o futuro da felicidade?

Na sala The Politics of Happiness, o visitante encontra perguntas sobre o papel das eleições e do PIB como fatores determinantes da felicidade nacional. Na The History of Happiness, é possível aprender sobre as abordagens filosóficas em torno da felicidade, que vão de Aristóteles ao Iluminismo.

Lá, também é lançado um olhar crítico sobre o conceito de felicidade da vida moderna: observando anúncios comerciais que prometem felicidade os visitantes podem refletir sobre as relações entre o consumo e a felicidade, que estão dentro da lógica capitalista.

O museu promete muitas exposições interativas para despertar nos visitantes reflexões sobre o tema. Algumas, inclusive, brincam com as percepções pessoais de felicidade de cada pessoa ao trazerem experiências dinâmicas, tais como as perguntas: como você define felicidade? O que você faria se encontrasse uma carteira na rua?

A ideia é criar uma experiência significativa, para que as pessoas possam se envolver com as exibições em um nível pessoal.

“Nossa esperança é que os visitantes saiam um pouco mais sábios, um pouco mais felizes e um pouco mais motivados para tornar o mundo um lugar melhor”, diz a missão do museu.

O objetivo também é compartilhar um pouco da “Felicidade Nórdica” com o público, um conhecimento que poderá ser levado para além do museu, e transmitir o conceito “hygge”, uma palavra dinamarquesa e norueguesa para um clima de aconchego e convívio confortável com sentimentos de bem-estar e satisfação.

O “The Happiness Museum” é uma iniciativa do Happiness Research Institute, um instituto dinamarquês de pesquisa dedicado à felicidade.

O pequeno museu está localizado em Copenhague e você pode conhecer mais sobre ele neste link.

Conheça o Museu da Felicidade


Leia mais matérias legais sobre Museus!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin