Cientistas da Universidade de Tel-Aviv conseguiram criar um coração impresso em 3D que usa tecido humano, no que eles dizem ser um experimento pioneiro no mundo.
Este coração inclui veias, colágeno e moléculas biológicas. De acordo com o jornal Haaretz, é uma importante descoberta que pode tornar a doação de órgãos obsoleta no futuro.
A tecnologia ainda está a muitos anos dos transplantes humanos, e este “protótipo” tem apenas o tamanho de um rato.
“As células precisam formar uma capacidade de bombeamento; eles podem contrair atualmente, mas precisamos que trabalhem juntos ”, disse o cientista líder Tal Dvir ao Haaretz. “Esta é a primeira vez que alguém em qualquer lugar conseguiu projetar e imprimir um coração completo com células, vasos sangüíneos, ventrículos e câmaras”, disse Dvir.
Os cientistas criaram um “hidrogel personalizado” para imprimir o coração, e esse material teve origem de tecidos extraídos de seres humanos.
Anteriormente uma equipe de pesquisadores da ETH Zurich criou um coração artificial impresso em 3D em 2017, mas em vez de usar tecido humano, esses pesquisadores usaram um material flexível.
O coração impresso em 3D
Veja mais sobre ciência.