Segundo um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, a criatividade é realmente uma maneira de enxergar o mundo que nos cerca.

Isso porque ela está associada à supressão de um fenômeno cognitivo conhecido como rivalidade binocular e à habilidade de se manter alerta aos arredores, mesmo quando o olhar está focado em um ponto específico.

O estudo, que foi publicado no Journal of Research in Personality, identificou que pessoas criativas são capazes de ver o mundo além das aparências, assim como identificar novas possibilidades em todos os lugares e situações.

Os psicólogos Luke Smillie, Anna Antinori e Olivia Carter explicam que esse fenômeno chamado rivalidade binocular acontece quando somos colocados para observar imagens diferentes em cada olho simultaneamente – por exemplo, listras vermelhas no olho esquerdo e listras verdes no olho direito – e, geralmente, o cérebro tende a focar em cada ícone por vez.

Entretanto, em algum momento, as pessoas tendem a enxergar essas imagens sobrepostas. Isso se chama de “supressão da rivalidade”, no qual os dois padrões formam uma única imagem. Como você pode ver na ilustração abaixo.

A criatividade é uma maneira de enxergar o mundo

Segundo o estudo, indivíduos criativos podem observar esse efeito por um período maior do que os demais.

Os autores ressaltam que a criatividade é uma habilidade e, assim como qualquer outra, pode ser adquirida quando treinada e desenvolvida.

É como o escritor Antoine de Saint-Exupéry, já disse uma vez:

“Uma pilha de pedras deixa de ser uma pilha de pedras do momento em que um único homem a contempla, tendo dentro de si a imagem de uma catedral.”

Então, lembre-se sempre de manter a mente aberta.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin