Anita Sarkeesian, uma ativista feminista focada em cultura pop e videogames, teve que cancelar uma palestra na Universidade do Estado de Utah, depois de ameaçarem a cometer um massacre no local.
Ela recebeu um e-mail não assinado dizendo:
“Eu tenho à minha disposição um rifle semi-automático, várias pistolas e uma coleção de bombas”, disse a carta. “Este será o tiroteio mais mortal em escola na história americana e eu estou te dando uma chance de parar isso”.
“Você tem 24 horas para cancelar a palestra de Sarkeesian (…). Anita Sarkeesian é tudo o que há de errado com a mulher feminista e ela vai morrer gritando como a puta covarde que ela é, se você deixá-la vir à USU. Vou escrever o meu manifesto em seu sangue derramado, e vocês todos vão testemunhar o que mentiras feministas fizeram com os homens da América”.
Critica feminista tem série no Youtube e até fizeram um jogo que o objetivo é espancá-la
Sarkeesian é conhecida por sua série “Tropes vs Women in Video Games” no Youtube, onde ela comenta tendências antifeministas e machistas nos jogos eletrônicos. Depois de ter recebido a ameaça, ela comentou sobre o assunto:
“Fui forçada a cancelar minha palestra na USU após receber ameaças de morte, porque a polícia não ia tomar medidas para impedir armas de fogo escondidas no evento” ela twittou. “Pedi revista e detectores de metais após a ameaça de tiroteio em massa mas devido às leis de posse de arma em Utah a polícia não iria fazer busca por armas de fogo”.
A palestra foi cancelada pois o Estado de Direito de Utah permite o porte de armas de fogo. Significa que se alguém tiver pelo menos 21 anos de idade, seja mentalmente competente, e não tenha sido condenado por um crime ou crimes que envolvem violência, álcool, narcóticos ou “torpeza moral”, pode pagar US$ 46 para ter uma licença de porte de arma com duração de cinco anos.
Sarkeesian tem vários inimigos, criados quando ela arrecadava fundos para criar a sua série no Kikstarter. Ela chegou a ter sua página da Wikipédia invadida, sofreu ataques DDoS em seu site e até criaram um jogo chamado “Beat Up Anita Sarkessian” (Espanque Anita Sarkessian, em tradução livre).
Via.