A quarta temporada de Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) foi encerrada recentemente e trouxe o arco do “Treinamento dos Hashira” – onde Tanjiro, seus amigos e todo o Esquadrão de Caçadores de Demônios começam a ser preparados pelos maiores guerreiros de elite para os eventos que serão vistos futuramente.

Considerando que este “arco” ocupa pouquíssimos capítulos no mangá original, é possível que tenham conseguido preencher todo o seu recheio com cenas boas e que fizessem jus à obra original? A resposta é um sonoro “Sim”, mas com algumas ressalvas dentro do roteiro.

Filler em Demon Slayer

O conteúdo da quarta temporada pode ser considerado um filler, já que parte dela não ocorre no mangá de Demon Slayer. Como dito acima, são pouquíssimos capítulos e grande parte do conteúdo visto na animação foi criado exclusivamente para as telinhas.

A questão é que isto não faz a menor diferença, para ser muito honesto. Depois de três temporadas (com um filme incluso) mostrando os heróis apanhando de tudo que é forma e lutando até chegarem aos seus limites, conseguiram trazer um breve respiro para aprofundar um pouco as relações entre eles e também preparar o público para o embate que está por vir.

Dito isso, eu acredito que esta foi a temporada mais divertida de Demon Slayer. Há alguns momentos de tensão, como o existente entre o Hashira Shinazugawa com seu irmão Genya e o passado de Gyomei Himejima. No restante dos episódios, vimos um protagonista extremamente carismático interagindo com vários outros personagens e distribuindo razões para manter seu protagonismo.

Sério, impossível não dar algumas risadas com sua insistência para que Tomioka auxilie nos treinamentos, assim como o ciúmes que Iguro sente em relação à Kanroji. São cenas que permitem que o espectador relaxe um pouco depois de tanto drama e desespero que as demais trouxeram em sua história.

Este clima me impressionou, já que eu esperava por um conteúdo mais “morno” nesta temporada de Demon Slayer. Porém, ainda assim tivemos grandes momentos e cenas. Este respiro é importante para qualquer obra, reforçando os laços existentes entre personagens principais e secundários, assim como ajudar a levar o público de forma mais fluída para os próximos arcos.

Não foge de alguns incômodos

Isso não impediu o anime de carregar alguns incômodos que continuam sendo levados desde as últimas temporadas. O protagonismo de Tanjiro incomoda em determinados momentos – já que ele passa tranquilamente por diversos dos treinos e a sua posição como “superior” é constantemente esfregada na tela. É algo que o público já sabe, poderia dar lugar a outras narrativas dentro da mesma trama.

Outro é um ponto que sempre me irritou em Demon Slayer e neste volta com força total: os gritos constantes do Zenitsu. Fiz questão de notar, só há DUAS cenas de toda a temporada na qual ele não emite um som em tom mais alto e elas fazem parte do fim da temporada – com razões para o seu silêncio. Eu, que estava sendo grato pelo personagem ter se afastado na Temporada 3, não gostei de seu retorno.

Fora isso, tenho de elogiar outros aspectos. A presença de Muzan e de seu conflito contra Ubuyashiki foi construído de uma forma excelente – assim como a grande batalha que ocorre ao fim desta temporada do anime. Acreditei que neste arco não veríamos uma grande cena de ação e o que trouxeram no último episódio me surpreendeu.

Nem mesmo o uso de elementos 3D, que tem se tornado um incômodo para alguns fãs, ficaram com qualidade baixa e realmente impactam dentro de cena em Demon Slayer. Realmente, se tem algo que ninguém pode reclamar desta produção é de sua técnica de animação que sempre ultrapassou barreiras e trouxe cenas incríveis.

O grande problema é que o fim da história, próximo arco que será adaptado, não chegará mais no formato episódico. Teremos uma trilogia de filmes mostrando o “Castelo Infinito”, assim como os últimos embates entre Hashiras, Tanjiro e seus amigos contra o exército de Muzan. Ou seja, visarão o lucro das bilheterias neste caso – o que pode ser visto com certo temor pelo público.

Demon Slayer: The Hashira Training Arc já está completo para assistir dentro da Crunchyroll. Veja mais em Críticas de Séries!

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elly
Elly
26 dias atrás

Os filmes sairão mas plataformas de streaming?

Sophia
Sophia
23 dias atrás

Provavelmente os filmes vão sair em temporada igual o trem infinito

Pin