Lance Barr, o designer do NES e SNES (Nintendinho 8 bits e Super Nintendo, como conhecemos popularmente no Brasil), se aposentou depois de quase 40 anos na Nintendo.
Ele foi responsável não só pelo desenho de icônicos consoles, mas também trabalhou em periféricos, como o Nunchuck do Nintendo Wii e o NES Zapper.
O NES, abreviatura de Nintendo Entertainment System, pode parecer bem quadrado em relação aos lançamentos mais recentes, mas seu visual é um dos mais reconhecíveis instantaneamente no mundo todo.
Designer do NES e SNES modificou o desenho original das versões japonesas
Conhecido como Famicom no Japão, o console foi redesenhado por Barr para o mercado americano, com o designer apresentando o mecanismo para carregar na parte frontal pelo qual o console é lembrado.
Barr também alterou o design do Super Famicom, ou Super Nintendo Entertainment System, dando ao hardware um design mais quadrado em comparação com a versão mais arredondada do Japão e da Europa.
O artista anunciou sua aposentadoria em uma publicação no LinkedIn. Ele mudou sua seção de “Experiência” para incluir “Aposentado”, escrevendo:
“Depois de quase 39 anos na Nintendo, estou me aposentando e passando para ‘outros’ projetos.”
Barr trabalhou na Nintendo como Diretor de Design e Marca desde 1982, ingressando na empresa três anos antes do lançamento do Nintendo Entertainment System nos Estados Unidos.
O Nintendinho 8 bits vendeu mais de 60 milhões de unidades em todo o mundo, e o SNES de 1991 teve quase o mesmo sucesso, com 49,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Veja mais sobre games!