Games

Digital Foundry explora o hardware do Nintendo Switch 2: Potência sob medida para a Nintendo

Oito anos depois de revolucionar o mercado com seu conceito híbrido, a Nintendo se prepara para lançar o Switch 2 em 5 de junho de 2025. Uma análise detalhada hardware do Nintendo Switch 2 e revela que a empresa manteve sua fórmula de sucesso: inovação inteligente em vez de especificações brutas.

O grande destaque fica por conta do chip T239 da NVIDIA, desenvolvido exclusivamente para a Nintendo – um avanço significativo em relação ao Tegra X1 reaproveitado do modelo original.

Fabricado no processo de 8nm da Samsung (tecnologia considerada ultrapassada para padrões atuais), o processador prova que a Nintendo prefere otimização eficiente ao invés de simplesmente correr atrás dos números.

O sistema conta com:

  • CPU de oito núcleos ARM Cortex A78C
  • GPU Ampere com 1536 núcleos CUDA (arquitetura das RTX 30)
  • 12GB de RAM LPDDR5X
  • Tela LCD de 7.9″ com 1080p e 120Hz

Apesar de não competir diretamente com PS5 ou Xbox Series X em poder bruto, o Switch 2 traz avanços significativos: suporte a ray tracing, DLSS para upscaling inteligente e um salto generoso na memória RAM.

Detalhes curiosos incluem o clock mais alto no modo portátil (1.1GHz) que no docked (998MHz), possivelmente para compensar a banda de memória reduzida.

O design mantém o conceito híbrido, agora com Joy-Cons magnéticos e nova tela maior. A retrocompatibilidade com jogos do Switch original está confirmada, embora alguns títulos como Fall Guys possam apresentar pequenos problemas.

Com preço estimado em US$ 399 (R$ 4.499,90 no Brasil), o Switch 2 parece pronto para continuar o legado do console mais vendido da Nintendo – provando mais uma vez que, no mundo dos games, experiência divertida sempre supera especificações técnicas.

Veja mais sobre games.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin