Cinema

Diretor de ‘A Caça’ fala em entrevista se protagonista é culpado ou não

A Caça (The Hunt) é um filme difícil de assistir. Não por ter cenas grotescas ou algo do gênero, mas sim porque o assunto é complexo: abuso infantil. Ou, ao menos neste filme, a acusação de um.

O filme acompanha a história de Lucas, personagem interpretado por Mads Mikkelsen que é o professor de uma creche. Mas tudo muda na vida dele quando Klara, uma de suas alunas, acusa ele de ter cometido abuso.

Ao longo da narrativa, o filme tenta esclarecer o assunto, mas faz parte do suspense deixar no ar: será que ele abusou dela ou não?

Thomas Vinterberg, o diretor do filme, deu uma resposta definitiva para a dúvida em entrevista àSlant Magazine.

E a resposta curta para isso é: não, Lucas não abusou de Klara.

Vinterberg explica: Klara gostava muito de Lucas e sua mentira inocente foi provocada por ciúmes do professor. Ela só acreditou na própria mentira diante das sucessivas intromissões das pessoas ao seu redor, que insistiam em projetar cenas que nunca existiram e em fazer interrogatórios constantes sobre uma situação que nunca aconteceu, a fazendo duvidar da própria realidade. Ou seja, criando memórias falsas.

Acredito que ela gosta muito de Lucas. Ambos foram abandonados pelas famílias, cada um à sua maneira. Primeiro ela fica com um pouco de ciúme, depois começa o interrogatório e ela facilmente cai na situação. Ela não é uma mentora, o que ela fez inicialmente foi apenas uma mentira inocente. Antes de fazer este filme estudamos muitos casos de abuso infantil. Nunca se pode ter certeza se essas acusações são verdadeiras ou não”, disse o diretor. “Mas a tristeza desta história surge da situação que vivemos atualmente. Surge um novo tipo de vítima: uma criança que sucumbe a esta enorme fantasia. É uma experiência traumatizante: seus pais começam a chorar, você é encaminhado ao ginecologista e passa a fazer parte de todo o processo sem perceber. E aos poucos isso se torna parte da sua memória; está sendo implantado em sua vida. Então isso se torna verdade. As crianças que inventaram as suas acusações muitas vezes desenvolvem as mesmas síndromes daquelas que foram realmente molestadas“.

O final inclusive traz algo que, ao mesmo tempo é conclusivo, também nos deixa em uma posição desconfortável. Aquela “pulga atrás da orelha”. Vinterberg comenta sobre isso:

“Em primeiro lugar, como escritor, senti a necessidade de reunir essas pessoas novamente. Eu realmente gosto deles e do que eles tinham como comunidade antes de toda a espiral do mal começar. Mas também não acredito totalmente no final. Palavras uma vez ditas nunca podem ser retiradas. Tive um conflito interno ao escrever essas cenas. Para mim, o final permanece um pouco obscuro, mas possivelmente próximo da verdade. Eles estão fazendo essa cerimônia, tentando voltar ao normal, cobrir o trauma com uma camada de bondade, mas ao mesmo tempo parece um pouco estranho, talvez até errado“, disse o diretor e roteirista.

O filme A Caça (The Hunt, 2012), está disponível no Amazon Prime.

Veja o trailer do filme A Caça

Veja mais sobre cinema!

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin