Games

Diretor de Final Fantasy Tactics comenta sobre o pano de fundo político do jogo e a desigualdade que ainda persiste no Japão

O aguardado remaster de Final Fantasy Tactics é real e chega no dia 30 de setembro para PS4, PS5, Xbox, Nintendo Switch 1 e 2, e PC (via Steam).

Com o anúncio oficial, a Square Enix divulgou declarações dos principais nomes por trás do projeto, e uma em especial tem gerado repercussão nas redes: as palavras de Yasumi Matsuno, roteirista e diretor do jogo original lançado em 1997.

Matsuno aproveitou a ocasião para refletir sobre o contexto político e econômico que influenciou a criação da trama original.

Segundo ele, a história nasceu em meio a uma época difícil no Japão, quando a bolha econômica havia estourado, levando instituições financeiras ao colapso, aumentando drasticamente o desemprego e mergulhando o país numa estagnação generalizada.

Ele lembra que aquele era um tempo em que muitas pessoas haviam perdido a esperança, e os sonhos pareciam valer apenas o quanto custavam.

Foi nesse cenário que surgiu a história de Final Fantasy Tactics: a jornada de Ramza, um jovem que enfrenta um sistema social rígido e desigual, e de Delita, que tenta usar o caos e o desespero ao seu redor para escalar socialmente.

Uma narrativa onde amizade e traição caminham lado a lado, e o destino se desenrola de forma inesperada.

Quase três décadas depois, Matsuno afirma que as feridas daquela época ainda não cicatrizaram por completo.

Ele destaca que a desigualdade e a divisão continuam enraizadas na sociedade atual, e é justamente por isso que decidiu trazer essa história de volta. “A vontade de resistir está nas suas mãos”, conclui.

O novo título se chama Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles e virá em duas versões: uma mais fiel ao original, com melhorias pontuais como salvamento automático, e outra com mudanças mais modernas, incluindo dublagem, interface renovada e outras novidades.

Mas uma coisa permanece imutável. O pano de fundo social que inspirou a narrativa continua tão relevante quanto antes. E é um dos pontos que torna este um dos melhores jogos já feitos na história.

Veja mais sobre games.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin