Cinema

Diretor lendário fala sobre a mensagem política nos filmes e animações da Disney

O diretor John Musker é o cineasta por trás de alguns dos maiores filmes de animação da Disney, incluindo As Peripécias do Ratinho Detetive, A Pequena Sereia, Aladdin, Hércules, O Planeta do Tesouro, A Princesa e o Sapo e Moana.

Como muitos outros fãs da Disney, Musker acredita que a empresa deve afastar a política nos filmes e animações da Disney, e isso é algo que até o CEO da Disney, Bob Iger, insinuou que ficará em segundo plano conforme avançam.

Durante uma entrevista com o veículo espanhol El País, Musker disse: “Acho que eles precisam fazer uma correção de curso um pouco em termos de colocar a mensagem em segundo plano, atrás do entretenimento, de uma história envolvente e personagens cativantes. Os filmes clássicos da Disney não começavam tentando ter uma mensagem.”

Ele continuou: “Eles queriam que você se envolvesse com os personagens, a história e o mundo, e acho que isso ainda é o coração da coisa. Você não precisa excluir agendas, mas primeiro precisa criar personagens com os quais você simpatize e que sejam cativantes.”

Musker, que apresentou a primeira Princesa Negra da Disney, Tiana, em A Princesa e o Sapo, que foi alvo de críticas racistas, disse sobre aquele filme: “Não estávamos tentando ser politicamente corretos, embora eu entenda a crítica.”

Quanto aos remakes live-action dos clássicos animados da Disney, Musker disse: “As empresas sempre perguntam: ‘Como reduzimos nosso risco? Eles gostam disso, certo? Vamos apenas fazer de novo e vender em uma forma diferente.’ Ou eles pensam: ‘Bem, poderíamos fazer melhor.'”

Ao falar especificamente sobre o remake de A Pequena Sereia, ele disse: “Eles não enfatizaram a história pai e filha, e isso era o coração do filme, de certa forma. E o caranguejo – você poderia olhar para animais vivos em um zoológico e eles têm mais expressão, como em O Rei Leão.”

Ele concluiu, dizendo: “Essa é uma das coisas básicas sobre a Disney, é o apelo. Isso é o que a animação faz de melhor.”

Ou seja, todos concordamos que os personagens são o cerne e o principal elemento. Se os personagens são bons, uma boa história facilmente acompanhará.

Veja mais sobre cinema!

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin