O usurário do Spotify, Samuel Huxley Cohen, compilou a discografia de Bob Dylan em uma playlist de 55 horas.
Dylan é um dos nomes mais influentes da história do rock’n roll. Músico autodidata, poeta e escritor, fazia de suas composições verdadeiros protestos.
Com mais de 50 anos de carreira, traduziu em canções profundas fatos marcantes dos EUA e desilusões pessoais, inspirando gerações e grandes nomes da música.
Influenciou políticos como o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, o qual citou Dylan em um discurso. E em 2012 foi condecorado por Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade.
Através de metáforas expressava sua indignação e clamor a assuntos sociais e políticos. “Blowin’ the Wind” chegou a se tornar hino dos direitos civis na década de 60.
Não à toa, foi agraciado com o Nobel de Literatura em 2016, o maior prêmio da literatura mundial dado pela Academia Sueca, por “ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana”.
“Ele é o grande poeta, um grande poeta dentro da tradição da língua inglesa. Um autor original que carrega com ele a tradição e está há mais de 50 anos inovando e se renovando. Homero e Safo escreveram poesias que eram para ser lidas em voz alta, assim como as de Bob Dylan”, disse a secretária da Academia Sueca, Sara Danius.
Entenda o contexto de algumas composições de Dylan que o renderam o prêmio.
1 – Times They Are a-Changin’
Lançada em 1964, época na qual os Estados Unidos sofriam grandes transformações sociais, como a contracultura, o movimento pelos direitos civis e o debate sobre a Guerra do Vietnã. Se tornou uma das canções políticas e de protesto mais populares da história.
2 – Blowin’ In The Wind
Música lançada em 1962 com uma sequência de perguntas retóricas, que abordam temas como paz e liberdade, e cujas respostas estão na cara de todos, mas ao mesmo tempo são inatingíveis como o vento.
3 – Like a Rolling Stone
Canção de 1965, fala de uma mulher rica e nobre mas, devido a uma reviravolta do destino, perde todo o dinheiro que tem e agora mendiga pelas ruas, encarando o desafio de defender a si mesma em um mundo hostil.
4 – Knockin’ on Heaven’s Door
Composta para a trilha sonora do filme Pat Garrett e Billy the Kid (1973), já foi reinterpretada por vários artistas e ganhou até versão em português na voz de Zé Ramalho. Ambientado no clima faroeste do filme, Dylan escreve em seus versos a última súplica de um xerife.
5 – Don’t Think Twice (It’s All Right)
Outra composição reinterpretada diversas vezes, é baseada na música Who’s Gonna Buy You Ribbons When I’m Gonne?, de Paul Clayton, grande amigo de Dylan.
6 – Hurricane
Hurricane foi composta em 75 em protesto à prisão do boxeador Rubin “Hurricane” Carter, sentenciado injustamente por assassinato em 1966 no auge da carreira. Na letra, Dylan denuncia o racismo da polícia e da sociedade americana, um tema tão atual 40 anos depois.
Você pode experienciar o talento de Dylan na playlist abaixo, que contempla em ordem cronológica as composições, começando por “You’re No Good” de 1962.
Discografia de Bob Dylan em playlist de 55 horas