Franceses agora podem virar verdadeiros Jedi (ou Sith). O país agora oficialmente reconhece duelos de sabres de luz como um esporte.
A Associação Francesa de Esgrima, que recentemente aprovou o projeto para transformar as batalhas de sabres de luz um esporte, visa encorajar os cidadãos a participar de atividades físicas, incluindo esportes interativos.
Com essa nova proposta, os nerds e geeks fãs de Star Wars podem ter um novo passatempo saudável oficial.
Os sabres usados no esporte são feitos de LED e policarbonato. E graças a tecnologia, cada um deles vem com um chip de som que emite efeitos sonoros de eletricidade, assim como vemos nos filmes da série criada por George Lucas.
Os duelos de sabre de luz têm regras semelhantes às da esgrima: pontos são concedidos dependendo de onde as lâminas dos jogadores entram em contato (acertar o corpo ou a cabeça são cinco pontos, braços ou pernas são três pontos e mãos são apenas um ponto) e o primeiro jogador a alcançar 15 pontos vence uma partida.
Se uma partida não terminar em três minutos, o jogador com a pontuação mais alta ganhará automaticamente.
Existem medidas de segurança também: os jogadores precisam usar equipamentos de proteção no corpo todo, assim como na esgrima.
Além disso, o posicionamento do sabre de luz é fundamental, semelhante à forma como os personagens se envolvem em combate nos filmes de Guerra nas Estrelas: Cada ponto do sabre de luz precisa chegar atrás de um jogador antes que ele tente acertar seu oponente.
Com esta regra, a Associação Francesa de Esgrima aplicará grandes movimentos arrebatadores em vez de golpes rápidos da lâmina durante o jogo.