Aproveitando a capacidade poderosa dos games como ferramenta de aprendizado, o jogo Ekcoblocks foi desenvolvido para despertar a consciência ambiental em crianças desde seus primeiros anos de vida.

O jogo destinado para crianças de 6 a 11 anos, é ambientado em dois lugares distintos: natureza e cidade. Na cidade, a criança tem contato com o que lhe é familiar no dia a dia, e verá como os pequenos atos cotidianos da vida urbana podem influenciar no meio ambiente.

“É na cidade que ela vê os efeitos da poluição e é nela que constrói sua casa. Na natureza, a criança tem contato com o mundo a que já está acostumada em outros jogos, como por exemplo o Minecraft, que foi a inspiração do Eckoblocks. Lá, ela recolhe recursos para usar na cidade ou para construir sua casa.”, explicam os criadores.

É possível explorar o mundo aberto de Eckoblocks livremente, e coletar blocos de diversos materiais, como terra, pedra, madeira e folhas para criar construções em ambas ambientações.

Eckoblocks: o jogo que ensina consciência ambiental para crianças

Os personagens são habitantes da cidade de Solarium, e o prefeito direciona as principais ações do jogador, com o objetivo de tornar a cidade mais sustentável.

Enquanto isso, o vilão Sr. Lixão aparece para espalhar lixo pela cidade e tentar sabotar os esforços.

No meio do caminho, os NPCs (personagens não jogáveis) aparecem para abrir novas missões e funções de estruturas.

De maneira lúdica, elas aprendem como manter uma relação de respeito com a natureza e desenvolvem a noção de como seus atos têm impacto no meio ambiente.

“Buscamos convidar as crianças a entrar em um ambiente incrível, em que é possível usar a imaginação para ser sustentável, preservar o meio ambiente e se divertir ao mesmo tempo”, ressalta Paulo Luís Santos, da Flux Games, produtora do jogo.

Eckoblocks está disponível para download gratuito para smartphones e tablets com sistemas iOS e Android.

O game é desenvolvido pelo Movimento Plástico que Transforma, cujo objetivo é criar ações que mostrem como o plástico pode não ser o grande vilão, se aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade.

Leia mais sobre Games!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin