Este laboratório submerso é usado pela NASA para treinar os astronautas para o ambiente da Lua.
Os astronautas são enviados para uma estrutura no fundo do oceano Atlântico para se preparar para os desafios que a superfície lunar e também de Marte podem proporcionar.
A equipe de astronautas e “aquanautas” coletará dados sobre o sono, composição corporal e uso da realidade aumentada para navegação enquanto estiver no laboratório Aquarius, a cerca de 19 metros abaixo da superfície, a 10 Km da costa perto de Key Largo, Flórida.
Chamado de Aquarius Reef Base, esta estrutura é a única no mundo que funciona como um laboratório permanente embaixo da água. E ela é operada pela Universidade Internacional da Flórida, mas também é utilizada pela NASA e pela Marinha dos EUA.
“Os estreitos paralelos da exploração do espaço interno e externo serão claramente demonstrados durante esta missão submarina”, disse Bill Todd, líder do projeto NEEMO, em um comunicado. “No interior de Aquário, os aquanautas e astronautas vão enfrentar uma série de experimentos e pesquisas com seres humanos relacionados a viagens espaciais de longa duração.”
A NASA atualmente trabalha para uma nova missão que colocará diversos astronautas por bastante tempo em solo lunar. A missão está programada para 2024, mas a agência espacial sofre problemas de financiamento – o que pode adiar a ação.
O laboratório submerso usado pela NASA
Veja mais sobre ciência!