Raghavasimhan Sankaranarayanan, aluno da Georgia Tech e doutorando em aprendizado de máquina e robótica, criou um robô violinista controlado por IA capaz de executar músicas com grande habilidade.
A motivação? Além de seus estudos, Sankaranarayanan já possui mais de 200 contribuições em trilhas sonoras e álbuns, e decidiu combinar suas paixões por música e tecnologia.
O robô possui dois componentes principais: o cérebro e o corpo. O cérebro abriga sistemas mecânicos que utilizam algoritmos para movimentos precisos, como atuadores e controles que transformam sinais elétricos em movimento, criando as notas musicais. Já a parte intelectual do robô é formada por algoritmos que interpretam e produzem música.
“Minha ideia sempre foi unir tecnologia, música e robótica porque adoro trabalhar com máquinas em movimento. A pesquisa tecnológica sobre música indiana ainda é limitada, enquanto os setores de IA e música focam quase exclusivamente na música ocidental. Esse desequilíbrio era algo que eu queria explorar,” destacou Sankaranarayanan.
Veja mais sobre tecnologia!