Dorothy, uma estudante do ensino médio da Califórnia, apresentou o Plantolin, um robô inspirado no pangolim, projetado para cavar usando suas garras e depositar uma “bomba de sementes” de teixo no buraco. Este robô de autoequilíbrio se desloca sobre duas rodas, cada uma movida por um motor elétrico de drone quadricóptero.
O Plantolin levanta sua longa cauda como contrapeso ao se mover pelo solo, mas a inclina para baixo para ganhar alavancagem quando para e começa a cavar.
As duas pernas dianteiras motorizadas possuem garras que permanecem travadas no lugar ao removerem a terra, mas se dobram para trás de forma passiva quando são puxadas para a frente para pegar mais terra.
“Nas minhas aulas do ensino médio, aprendemos sobre como o desmatamento contribui para as mudanças climáticas. A restauração das florestas através do plantio de mais árvores é essencial para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. Os pangolins passam muito tempo cavando no solo, então pensei que um robô plantador inspirado no comportamento do pangolim seria muito natural”, disse Dorothy, vencedora do Natural Robotics Contest.
Veja mais sobre tecnologia!