À procura de algo para descansar a mente antes de dormir? Uma boa ideia é ouvir a música mais relaxante do mundo “Manchester”, da banda inglesa Marconi Union. Terapeutas de som avaliaram dez das músicas mais relaxantes de todos os tempos e concluíram que ela é a número um.
Com oito minutos de duração, o transe induzido por Marconi Union sai por cima das outras graças ao seu ritmo contínuo de 60 BPM – que é o ritmo ideal para a sincronização do coração e das ondas cerebrais. Isso torna a música o acompanhamento ideal para uma boa noite de descanso. Ouça a seguir.
Música mais relaxante do mundo
Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica de Terapia do Som, explica:
“Enquanto ouvimos, o ritmo cardíaco gradualmente passa a corresponder ao ritmo da música. É importante que a música tenha oito minutos de duração, porque leva cerca de cinco minutos para acontecer este processo, conhecido como arrastamento. A queda da frequência cardíaca também leva a uma diminuição da pressão arterial.
Os intervalos harmônicos – ou lacunas entre as notas – foram escolhidos para criar uma sensação de euforia e conforto. E não há nenhuma melodia repetida, o que permite que o seu cérebro desligue completamente, porque você não está mais tentando prever o que vem a seguir.
Em vez disso, há sinos aleatórios, que ajudam a induzir um sentido mais profundo de relaxamento. O elemento final é som e zumbidos baixos que soam como cânticos budistas. Altas tons estimulam mas esses tons baixos colocá-lo em um estado de transe”.
Top 10 músicas relaxantes
1. Marconi Union – Weightless
2. Airstream – Electra
3. DJ Shah – Mellomaniac (Chill Out Mix)
4. Enya – Watermark
5. Coldplay – Strawberry Swing
6. Barcelona – Please Don’t Go
7. All Saints – Pure Shores
8. Adele – Someone Like You
9. Mozart – Canzonetta Sull’aria
10. Cafe Del Mar – We Can Fly
Leia mais sobre Música clássica estimula a inteligência
Eu digo bullshit pra essa pesquisa. Esses psicólogos nunca ouviram o chamado post-rock (sugiro Hammock, Explosions in the Sky etc.). Toda pessoa a qual introduzo o genêro sempre me fala que a música é música de dormir, de ler ou sei lá o que.