De acordo com um novo estudo da Universidade de Stanford e Universidade de Nova York, há mais benefícios em deixar o Facebook além das preocupações com privacidade e manipulação política.

Os pesquisadores revelaram que a desativação da conta ajudou as pessoas a desenvolverem mais atividades offline, como ver TV ou até mesmo interagir mais com as pessoas, como amigos e família. Além de reduzir a polarização política.

O estudo tomou como exemplo 2.844 usuários, por meio de uma publicidade que pagaria US$ 102 para desativar o perfil por quatro semanas e compartilhar os dados com os cientistas. Um outro grupo de controle compartilharia suas informações também, mas sem apagar os perfis da rede social.

Os participantes que desativaram as suas contas liberaram cerca de uma hora por dia de seu tempo – que passaram a usar com entretenimento ou interagindo com amigos ou familiares.

Mas o grupo que desativou também era “menos propenso a dizer que acompanha notícias sobre política ou o presidente, e menos capaz de responder corretamente a perguntas factuais sobre notícias recentes”, de acordo com o jornal.

Já sabemos que passar tempo com as pessoas que amamos resulta em uma vida mais feliz e mais saudável. Portanto, fica a dúvida de o quanto notícias sobre política (especialmente vistas no Facebook) oferecem qualquer impacto positivo sobre nossas vidas.

Se colocarmos na balança, será mesmo que usar o Facebook vale a pena? Especialmente como fonte de informação – já que estamos na era das fake news?

Há ainda mais benefícios em deixar o Facebook

Vale também conferir os pontos que Jason Lanier, um dos pais da Internet, ressalta sobre o assunto e porque as pessoas devem deixar as redes sociais.

O estudo científico completo comentado nesta publicação você confere aqui (em inglês).

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin