Mark Darrah, ex-produtor executivo da BioWare, revelou que a Electronic Arts recusou diversas propostas para remasterizar os três primeiros jogos da franquia Dragon Age. Em entrevista ao canal do YouTube MrMattyPlays (via VGC), o veterano, que trabalhou quase 24 anos no estúdio, afirmou que a ideia era criar uma coletânea nos moldes de Mass Effect Legendary Edition, mas a editora não demonstrou interesse.
Segundo Darrah, a EA tem um histórico de evitar projetos de remasterização, algo que, para ele, parece estranho considerando o potencial de lucro. Além dessa postura, ele explicou que Dragon Age apresenta desafios técnicos maiores que Mass Effect, principalmente pelo uso de diferentes engines ao longo da série, o que dificultaria a padronização e o trabalho de atualização.
Uma das propostas discutidas na época envolvia utilizar a engine Frostbite e contar com a ajuda de uma equipe de modders talentosa para recriar Dragon Age: Origins. Darrah comentou que, dependendo da abordagem, seria possível até aproveitar parte do trabalho para trazer Dragon Age 2 junto.
Ele ainda ressaltou que Mass Effect levou vantagem nesse sentido por ter sido desenvolvido inteiramente na Unreal Engine, facilitando o trabalho de remasterização e permitindo a terceirização de parte do processo, como ocorreu na Legendary Edition. Mesmo com esforços internos da BioWare, o número de desenvolvedores dedicados ao projeto foi relativamente pequeno, reforçando que a tarefa de atualizar Dragon Age seria muito mais complexa.