Beau DeMayo, ex-showrunner de X-Men ’97, gerou debate ao criticar a decisão da Marvel de transformar vilões originalmente brancos em personagens negros nas adaptações.
Em uma série de posts na plataforma X, ele pediu que a Marvel repensasse essa prática.
DeMayo, que deixou a equipe antes da estreia de X-Men ’97, compartilhou sua preocupação de que essa mudança pode influenciar como as pessoas enxergam certos grupos.
Ele citou como exemplo Norman Osborn, que será retratado como negro e dublado por Colman Domingo na série animada Your Friendly Neighborhood Spider-Man.
Em um post, DeMayo escreveu: “Ei, @MarvelStudios, parem de trocar vilões brancos por negros. Isso parece ‘estranho’. Kang. Alto Evolucionário. Norman Osborn. Electro. Mordo.”
A discussão sobre mudanças raciais em personagens não é nova, mas os comentários de DeMayo reacenderam o debate sobre representatividade.
Nos quadrinhos, vilões como Kang, Mordo e Electro foram criados como brancos. No entanto, no MCU, atores como Jonathan Majors (Kang), Chiwetel Ejiofor (Mordo), Jamie Foxx (Electro) e Chukwudi Iwuji (Alto Evolucionário) trouxeram essas figuras para as telas de forma diversificada.
DeMayo explicou mais sua visão em outro post, dizendo: “Muito do que consumimos — especialmente as crianças — influencia como vemos o mundo.”
Ele acredita que, quando atores negros interpretam mais vilões enquanto os heróis continuam sendo brancos, isso pode passar a ideia de “mocinhos brancos vencendo vilões negros.”
As opiniões sobre os comentários de DeMayo estão divididas. E você, o que acha desse ponto de vista?
Veja mais sobre séries e TV!