A arte d’Os Gêmeos conquistou o mundo. A dupla de irmãos paulista Otávio e Gustavo Pandolfo começou a pintar grafites em 1987 no bairro do Cambuci, zona sul de São Paulo, e aos poucos tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana de arte contemporânea.
Desde que surgiram já espalharam seus desenhos por cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba e até em um castelo medieval e um Boeing 737, feito especialmente para a Copa do Mundo.
Nesse mês de julho até agosto eles apresentam sua arte em uma mostra em São Paulo, no Galpão Fortes Vilaça, chamada “A Ópera da Lua”. Lá é possível ver paredes estampadas até o teto e uma pequena apresentação de dois minutos de um carrossel fantasmagórico.
Na mostra, os artistas também dão enfoque às esculturas, oferecendo a experiência da pintura psicodélica. Portas e janelas se conectam com as obras compostas por seus personagens amarelos, que são habitantes de um mundo fantasioso em contraponto com a cidade.
“Quando a gente cantou rapp, nessa época, a gente se expressou daquela maneira. Naquele tempo que a gente estava vivendo. Quando a gente deixou de fazer isso [cantar] e se dedicou 100% ao visual, a pintar, a desenhar. Lógico que tudo aquilo que a gente estava querendo se expressar cantando canalizou para o visual. Acho que a composição ficou uma composição visual”, comentou Gustavo à Folha de S. Paulo.
“E pra gente é meio que isso, é meio que compor uma música pintar. Você tem todos os elementos ali. Meio que a gente é a uma banda. Tem que entrar em completa harmonia para fazer o que a gente faz. E a gente encontrou essa harmonia desde que a gente nasceu”, completou Otávio.
Abaixo você confere algumas fotos da mostra.
Exposição Os Gêmeos
A seguir uma entrevista feita com Os Gêmeos pela Folha de S. Paulo:
Serviço:
Exposição Os Gêmeos – A Ópera da Lua
Galpão Fortes Vilaça – Rua James Holland, 71, Barra Funda, São Paulo
Aberto de terça à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 18h
A exposição vai até 16/08/2014
Entrada gratuita
Saiba mais no site oficial.
Leia também Simetria do Complexo traz experiência de estúdios de NY à SP