Games Reviews de Games

Fabledom leva a magia dos contos de fadas e gerenciamento agora para os consoles; Leia nosso Review

Tivemos a oportunidade de testar Fabledom quando o game ainda estava em Acesso Antecipado, e na versão para PC. Agora, o game ganhou uma versão para consoles, e tivemos a chance de testar no PlayStation 5.

Contamos aqui para vocês um pouco sobre este cativante jogo que nos coloca no mundo de contos de fadas, mas ao mesmo tempo traz muitas opções de estratégias e gerenciamento.

Sobre o que é Fabledom?

Fabledom é um jogo que mistura elementos de construção de cidad, gerenciamento e contos de fadas. Desenvolvido pela Grenaa Games, o jogador encarna um governante de um reino medieval encantado.

Seu objetivo é expandir esse vilarejo até que ele se torne um reino próspero, lidando com os desafios que uma cidade em crescimento enfrenta. Isso vai de gerenciar a felicidade dos cidadãos, até mesmo postos de trabalho, construções e impostos.

O game, no entanto, não tem uma temática “séria”, e sim aposta em uma abordagem leve, com uma estética cartunesca e personagens baseados em arquétipos de contos de fadas.

O jogador não apenas constrói fazendas e casas, mas também lida com dragões, princesas e cavaleiros. Sem falar em um leve humor peculiar que o game traz.

O que Fabledom tem de melhor?

Visual em estilo cartoon e uma atmosfera bem leve: Os personagens parecem ter saído de um desenho animado, em estilo cartoon, com cores vibrantes e que fazem total jus a temática de contos de fadas. Isso faz com que a atmosfera seja também bastante agradável e acolhedora. Cada detalhe, desde as pequenas casas de madeira até os grandes castelos e criaturas mágicas, exala um charme que te transporta para esse mundo de fantasia. Vale ressaltar também que a trilha sonora também contribui para essa imersão. As músicas suaves que tocam ao fundo complementam o clima relaxante do jogo. E um prato cheio para os fãs do gênero.

Simples na jogabilidade, mas muito divertido: Mesmo que o foco seja a construção e a gestão de um reino, o jogo evita se perder em muitos microgerenciamentos. As mecânicas são acessíveis e fáceis de entender, o que permite que jogadores de diferentes níveis de experiência possam curtir. Você constrói edifícios para aumentar a produção, gerencia os cidadãos para garantir que eles estejam felizes, e usa os recursos para expandir o reino. Não é um jogo que te obriga a se preocupar com cada detalhe minucioso – o foco aqui é na diversão e na criação de uma história única. E ele se sai muito bem nisso.

Cartinhas de amor, de ódio e relacionamentos: Como em todo bom conto de fadas, o romance faz parte da narrativa. E aqui neste game isso tem participação, já que o jogador pode escolher um pretendente (ou uma pretendente) para o seu personagem, e a maneira como esses relacionamentos se desenvolvem influencia o reino. Casar-se com um príncipe ou princesa de um reino vizinho pode trazer benefícios econômicos e militares, ou pode resultar em uma guerra devastadora se as coisas não derem certo.Levando isso em conta, não se trata apenas de construir o maior castelo ou ter a maior produção de trigo, mas também de como você navega pela política e pelos relacionamentos.

E o que poderia melhorar em Fabledom?

Não é um jogo com muitos desafios: Para jogadores mais experientes em jogos de simulação e gestão, a falta de desafios mais complexos pode se tornar uma decepção. A dificuldade é, de maneira geral, bastante baixa, o que pode ser ótimo para quem procura uma experiência relaxante, mas frustrante para quem quer um desafio estratégico mais intenso. Uma opção para isso seria elaborar mais tipos de missões ou conflitos no game quando nos níveis de dificuldade mais altos.

A repetição: Como muitos jogos do gênero que não oferecem muitas opções de gameplay distintas, o conteúdo pode se tornar repetitivo com o tempo. As missões e objetivos tendem a seguir um padrão similar, o que pode cansar após várias horas de jogo.

O que muda nas versões para console em relação a de PC?

No PC, a interface e os controles são muito mais fluidos, como seria esperado de um jogo de estratégia e simulação. O uso do mouse torna a construção e a navegação pelo mapa mais fáceis, o que torna a experiência geral mais intuitiva e rápida.

Nos consoles, por outro lado, o jogo faz um bom trabalho ao adaptar os controles para o joystick, mas ainda há uma curva de adaptação. Acessar os menus, rotação de câmera, posicionamento de estruturas, podem levar tempo até que o jogador se acostume. No entanto, a versão de console se beneficia dos visuais mais robustos, com tempos de carregamento rápidos e uma performance muito estável. Ao menos na versão em que jogamos.

Conclusão

Fabledom é uma experiência leve e divertida, ideal para quem quer relaxar e se perder em um mundo de contos de fadas. Seus pontos fortes estão no charme visual, na simplicidade da jogabilidade e no sistema de relacionamentos, que traz um toque único ao gênero de simulação.

No entanto, a falta de desafios profundos e a repetição das tarefas podem afastar jogadores que buscam algo mais complexo. Para quem joga no PC, a experiência de controle é mais fluida, enquanto nos consoles, contamos com os gráficos e boa performance. Para quem busca um jogo de simulação diferente, com uma atmosfera mágica e envolvente, Fabledom é definitivamente uma escolha encantadora.

Nota final: 4/5

Avaliação: 4 de 5.

Mais sobre o game você encontra no site oficial.

Veja mais sobre games!

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin