Estamos entrando na fase mais ativa do ciclo solar de 11 anos, o que significa que o Sol está lançando uma quantidade crescente de plasma e partículas carregadas em direção à Terra.
Esses eventos, além de proporcionarem auroras incríveis, também têm causado problemas inesperados aqui no nosso planeta.
Agricultores relataram que suas máquinas agrícolas, dependentes de GPS, começaram a agir de forma estranha durante uma forte tempestade solar em maio deste ano.
“Nossos tratores pareciam possuídos”, contou Elaine Ramstad, que também é uma entusiasta de auroras. Segundo ela, parentes ligaram durante a tempestade do dia 10 de maio para relatar que seus equipamentos estavam descontrolados durante a época de plantio.
Como as Tempestades Solares Afetam o GPS
Tratores modernos usam GPS para funções como navegação e mapeamento de produtividade, garantindo precisão no plantio.
No entanto, durante tempestades solares intensas, partículas carregadas distorcem os sinais de rádio transmitidos pelos satélites GPS, causando falhas.
O gerente de serviço da John Deere, Ethan Smidt, explicou que mais de 80% dos agricultores no Meio-Oeste dos EUA dependem do GPS de alguma forma, sendo que 50% o utilizam em praticamente todas as operações ao longo do ano.
Durante a tempestade solar, muitos enfrentaram máquinas parando abruptamente ou se movendo de forma errática.
O que esperar
A NASA prevê que essa fase de alta atividade solar pode durar até 2026. Para mitigar o impacto, engenheiros estão explorando alternativas para reduzir a dependência do GPS, como o uso de aprendizado de máquina e inteligência artificial na navegação.
Por enquanto, os agricultores terão que lidar com as tempestades solares e seus efeitos imprevisíveis, mas a busca por soluções está em andamento. A natureza continua mostrando que, mesmo com tecnologia avançada, não podemos ignorar sua influência sobre nossas vidas.
Veja mais sobre ciência!