Paul W.S. Anderson (Resident Evil) será o roteirista e diretor de uma adaptação cinematográfica do clássico da Sega, um filme do game The House of the Dead. Algumas artes conceituais já foram reveladas.
O jogo de tiro em primeira pessoa foi desenvolvido pela Sega em 1996 e foi um grande sucesso. Há até um filme inspirado no jogo, lançado em 2003 pelo infame diretor Uwe Boll. Este filme foi um dos piores que eu já assisti em toda a minha vida.
O jogo se passa em uma mansão tomada por criaturas grotescas e mortas-vivas, e segue dois agentes, Thomas Rogan e “G”, em uma missão para resgatar a noiva de Rogan, Sophie, das garras do cientista insano Dr. Curien. As experiências de Curien com reanimação saíram terrivelmente erradas, resultando em uma mansão infestada de zumbis, monstros e chefes assustadores.
No jogo, os jogadores avançam pelos níveis, enfrentando hordas de inimigos com armas de luz, explorando a sombria mansão e descobrindo seus muitos segredos.
Anderson falou sobre o game, dizendo: “Sempre adorei esse jogo desde os anos 90. Naquela época, eu era um grande jogador em fliperamas, foi como descobri Mortal Kombat. E praticamente ao mesmo tempo, também jogava muito House of the Dead.
“É um título que sempre apreciei. A franquia ganhou força ao longo dos anos e agora é realmente uma peça intergeracional. Eu fui um dos jogadores originais, mas agora tenho filhos adolescentes que também jogam. Esse é o verdadeiro atrativo para mim, uma propriedade intelectual que abrange gerações.
“Vamos basear o filme em House of the Dead 3, e se você conhece a mitologia, sabe que trata de conflitos familiares em meio à ação e sustos. A história foca em Lisa Rogan, que tenta resgatar seu pai. E também em Daniel Curien, filho do homem que causou esse surto de mutação, que precisa lidar com os pecados do pai.”
Sobre sua abordagem para o filme, o diretor disse: “Minha abordagem será refletir o que esse videogame hiperimersivo e dinâmico é, assim como Zack Snyder fez com essas criaturas e as tornou rápidas. Será uma jornada de terror intensa.
“Diferente do que fizemos com Resident Evil, onde havia armadilhas e enigmas a serem resolvidos, House of the Dead é essencialmente um jogo de tiro leve, que te joga direto no meio da ação.
“Quero fazer um filme que siga essa abordagem e se desenrole em tempo real, puxando o público direto para a ação. Não será sobrecarregado com uma grande quantidade de história de fundo que poderia excluir pessoas que não conhecem House of the Dead. Todos vão entrar na mesma página, absorvidos pela ação e conhecendo os personagens e enredo enquanto têm 90 minutos para escapar da casa assombrada mais intensa que já viram.”
O produtor Jeremy Bolt acrescentou: “O diretor original do jogo, Takashi Oda, foi muito específico e nunca os chamou de zumbis. Ele os chamava de criaturas. Resident Evil, por exemplo, foi claramente inspirado nos filmes de zumbis de Romero. House of the Dead é algo diferente. Essas criaturas são como mutações armadas, figuras impressionantes com motosserras embutidas em seus membros. Tudo possui uma estética de design muito japonesa, ligada a mangás e filmes como Tetsuo: The Iron Man, onde você encontra partes de metal e tecnologia fundidas à carne humana mutante.
“Essas criaturas são extremamente inteligentes, algo que diferenciou House of the Dead. Elas não vêm apenas cambaleando lentamente; elas atacam pelos lados, pelas costas, tentando enganar e encurralar. E todas são impulsionadas por Dr. Curien, cuja inteligência e força vital continuam a viver, quase como uma IA. A carne está morta, mas a mente vive em um personagem chamado Roda do Destino. E todos os grandes vilões de House of the Dead são nomeados com base em cartas de tarô, como A Roda do Destino, A Morte e O Mágico.”
Toru Nakahara, da Sega, comentou: “A Sega estava um pouco receosa em se envolver em grandes produções de Hollywood, pensando ‘eles são predadores, vão nos enganar’. Mas consegui convencê-los, e a parceria com a Paramount em Sonic mudou nossa perspectiva em relação às políticas transmídia e, desde então, temos desenvolvido ativamente várias produções, vendo isso como uma iniciativa para expandir toda a marca Sega.
“Tive a oportunidade de conhecer Paul e Jeremy, que são lendas em filmes de zumbis, e Dmitri da Story Kitchen. Eles têm um entendimento raro de videogames e como trazê-los para a tela. Queremos adicionar um filme de zumbis legal ao catálogo transmídia da Sega.”
A equipe criativa vai apresentar o projeto aos estúdios com planos de começar a produção entre o meio e o final de 2025. Confira a arte conceitual abaixo.
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