Cientistas encontram fóssil de dinossauro que tinha 59 mil quilos

Um grupo de paleontólogos encontrou na Argentina um fóssil do que pode ser o maior dinossauro já descoberto. Os ossos estavam bem completos e preservados, e revelam que seria de uma criatura com 30 metros de altura e 85 metros de comprimento, com um peso estimado de 59 mil Kg. A descoberta foi publicada na “Nature Scientific Reports”.

Dinossauro chamado de “Dreadnoughtus” é o maior animal terrestre que se tem conhecimento

Pesquisadores da Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA), dizem que o dinossauro tem “o maior peso confiável já calculado”, o que o torna maior que qualquer outro animal terrestre conhecido. Os restos do animal foi encontrado no sul da Patagônia, Argentina.

O osso da coxa do dinossauro tem mais de seis metros, o que permitiu o cálculo de sua altura e peso. A criatura foi chamada de Dreadnoughtus (temente de nada) e o estudo foi realizado com base em 200 ossos, cerca de 45% do seu corpo.

Patagonia
Patagônia, na Argentina — região onde foram descoberta a ossada.

O Dreadnoughtus faz parte do grupo de titanossauros, os maiores dinossauros que já viveram. A maioria dos achados relacionados a essas criaturas eram fragmentos, diferente desta descoberta.

Seus ossos foram encontrados em 2005 e levou quatro anos para completar a escavação. Depois, o material foi encaminhado para Filadélfia (EUA), onde foram realizados exames e reconstituições em 3D feitas com cada osso para estimar o peso.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin