• A Gainax declarou falência e encerrou suas atividades;
  • O estúdio era responsável por Neon Genesis Evangelion e outros animes;
  • Repleta de polêmicas e crimes, eles fecham as portas de vez para o mercado

O estúdio Gainax, conhecido por Neon Genesis Evangelion, Tengen Toppa Gurren Lagann e Kare Kano, declarou falência no fim de maio de 2024. O pedido foi aceito pelo Tribunal do Distrito de Tóquio e suas atividades serão encerradas. No entanto, a marca pode continuar sendo utilizada pelo Studio Khara, que possui os direitos sobre o nome.

A falência ocorreu pelos diversos problemas financeiros, caos de gestão e fraudes que tentaram aplicar ao longo dos anos. De 1992 em diante houveram vários casos de desonestidade empresarial e em determinado ponto o seu presidente e o contador foram presos por ocultar dinheiro. Inclusive, o próprio Studio Khara e Hideaki Anno, autor de Evangelion, já processaram o estúdio no passado.

O fim da Gainax

Não é de se estranhar que nenhum fã tenha visto materiais do estúdio nos últimos anos – com grande parte dos animes estreando através de outros profissionais, mesmo com um catálogo cheio de sucessos. Um fim justo para uma jornada repleta de incidentes e polêmicas – ao menos garantindo que as marcas que pertenciam ao estúdio possam ser revisitadas de outras formas e – possivelmente – mãos mais competentes.

Veja mais em Animes, Animações e Curtas!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin