Um conjunto de 17 escritores, incluindo George R.R. Martin (de As Crônicas de Gelo e Fogo e Wild Cards), está processando a OpenAI por violação nos direitos autorais para fornecer material ao ChatGPT. De acordo com eles, o sistema exige que uma quantidade massiva de informações estejam disponíveis para treinar a inteligência artificial e, dentre elas, estão as suas obras.

A pior parte é que as alegações clamam que ele busca estes dados não de sua origem, mas sim de e-books piratas que estão disponíveis em diversos sites e blogs. Ou seja, além de não pedirem a autorização para usar as informações contidas neles, sequer obtiveram o material de forma oficial. Ou seja, isso ainda dará muita discussão daqui em diante.

O processo movido por George R.R. Martin

No processo, é descrito como seria a forma ideal de se trabalhar em conjunto com determinadas obras, quais podia ser completamente diferente. “Os acusados poderiam treinar suas LLMs em projetos que estão em domínio público. Podiam pagar uma quantia razoável de licenciamento para os trabalhos que possuem direitos autorais. O que os acusados não podem fazer é fugir de todas leis autorais para alimentar seu esforço comercial lucrativo, obtendo qualquer conjunto de dados de livros relativamente recentes que puseram as mãos sem autorização”.

Veja mais em Tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin