Tecnologia

Golpistas descobrem truque para roubar casas usando IA

Independente da opinião sobre IA, é inegável que a tecnologia tem impulsionado golpistas. Poucas fraudes facilitadas pela tecnologia, no entanto, são tão ousadas quanto a tentativa de roubar casas usando IA.

Marty Kiar, avaliador de propriedades no Condado de Broward, na Flórida, relatou que golpistas quase conseguiram executar tal esquema ao tentar enganar uma empresa de títulos local, responsável por assegurar a transferência legal de direitos de propriedade.

Segundo a NBC Miami, o esquema começou quando uma mulher que afirmava ser dona de um terreno vazio contatou a empresa, dizendo que queria vendê-lo. Após alguma resistência, ela concordou em participar de uma chamada de vídeo ao vivo para confirmar sua identidade.

Mas a pessoa que apareceu no vídeo não era a verdadeira proprietária. Na verdade, era uma deepfake gerada por IA, projetada para imitar uma mulher que foi dada como desaparecida há alguns anos.

“Era tudo imagem de IA”, disse Kiar ao Business Insider. “O que realmente me preocupa é que, à medida que a tecnologia avança, não ficarei surpreso ao ver isso acontecer cada vez mais.”

Fraudes de títulos não são novidade. Como os dados de propriedade são públicos, qualquer pessoa determinada e sem escrúpulos pode obter informações, como registros de transações e escrituras, para tentar um golpe desses.

Mas a IA pode fazer todo esse trabalho e reunir as informações com uma rapidez sem precedentes, facilitando o trabalho dos golpistas como nunca.

“Estão criando modelos de IA que leem todos os registros e dados públicos disponíveis, criando meios para manipular essas informações”, disse Tyler Adams, CEO da empresa de prevenção de fraudes CertifID, ao BI. “Agora, a coleta é automatizada por modelos de IA, e a falsificação está se tornando muito mais sofisticada.”

Criminosos têm encontrado diversas formas criativas de abusar da tecnologia de IA. Muitas dessas fraudes envolvem a imitação de alguém próximo, como no golpe cada vez mais comum em que uma voz deepfake liga para alguém dizendo ser um parente sequestrado, pedindo dinheiro de resgate.

Em relação ao roubo de títulos, Kiar diz que seu escritório viu apenas dois casos envolvendo IA até agora. Mas, segundo ele, isso é só o começo. “Os criminosos são muito, muito inteligentes”, afirmou Kiar ao BI. “Eles vão usar a tecnologia mais moderna para tentar roubar a propriedade de alguém.”

Veja mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin