Games

Grand Theft Auto 5 agora é “não suportado” pelo Steam Deck

A desenvolvedora de jogos Rockstar implementou recentemente novos sistemas de segurança no Grand Theft Auto 5 para combater o uso de trapaças, um problema persistente no jogo. No entanto, essa atualização parece ter gerado efeitos colaterais imprevistos para os usuários que desfrutam do game no dispositivo portátil Steam Deck. Atualmente, o GTA 5 consta como “incompatível” com o Steam Deck, possivelmente devido a um desacordo entre as empresas Rockstar e Valve.

Reprodução: Steam

De acordo com informações divulgadas pelo portal The Verge, o aviso de compatibilidade exibido no Steam Deck para o Grand Theft Auto 5 indica que “o sistema anti-trapaça deste título não está adaptado para funcionar no Steam Deck”. O comunicado também alerta que “o jogo pode não funcionar parcial ou totalmente”.

Veja também: Dragon Ball: Sparking! Zero Novo trailer mostra personagens da saga GT

A Rockstar publicou em seu blog que o Steam Deck não consegue executar o software anti-trapaça BattlEye para GTA Online. Entretanto, o The Verge destacou que outros jogos no Steam Deck já utilizaram o BattleEye com sucesso. Aparentemente, a Rockstar optou por não colaborar com a Valve nesta questão, mesmo tendo orientado os jogadores afetados a “direcionarem todas as perguntas de suporte técnico ao conteúdo e à comunidade de suporte do Steam Deck da Valve“.

No momento, a Rockstar desabilitou o modo Grand Theft Auto Online para usuários do Steam Deck. Os jogadores ainda podem desfrutar do modo história do GTA 5, apesar da Valve ter classificado o jogo como “não suportado”. Existe a possibilidade de uma resolução que beneficie ambas as empresas no futuro. Contudo, esta é a situação atual. Paralelamente, os fãs da série já demonstram grande expectativa pela próxima iteração, Grand Theft Auto 6, com lançamento previsto para o outono de 2025.

José de Sousa Magalhães é um artista e gosta de criar coisas incríveis! Tem Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) com especialização em Desenvolvimento de Games pelo SENAC. Em seu tempo livre gosta de programar, jogar vídeo game, consumir entretenimento geek/nerd, tocar violão e piano e andar de skate. Além de desenvolver jogos, escreve obras de ficção fantástica! Também atua como animador 2D, roteirista, diretor e dramaturgo.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin