Depois do enorme sucesso nas bilheterias de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, eis que surge uma teoria muito interessante: que Gwen Stacy é uma mulher trans. E isso vem por causa de diversos easter-eggs e elementos mostrados no filme de animação.
Isso pode ser notado em seu apartamento e nas cores que compõem a dimensão dela. Mesmo que isso seja retratado como uma representação dos sentimentos da personagem, há uma sequência longa em que as cores da bandeira trans ficam em evidência durante a história.
Em todo o arco da personagem, ela luta pela aceitação do seu pai, e sofre com isso. Isso vem com o discurso de que ela tem uma dificuldade de esconder sua verdadeira identidade do pai – o que pode ter a ver com o fato de ser uma jovem descobrindo-se como uma pessoa trans.
Outro ponto destacado pelo público está no quarto dela. Há um pôster (ou bandeira) em cima da porta com as cores da bandeira trans: azul, rosa e branco. Nela, tem a frase: “Proteja crianças trans”. Além disso, há um broche na jaqueta de seu pai que parece ser a mesma bandeira. Essa blusa aparece quando ele finalmente a aceita como Mulher-Aranha.
A teoria, no entanto, ainda não foi confirmada ou desmentida pelos produtores e diretores do filme. Então, caso seja verdade, possivelmente apareça no próximo filme. Ou quem sabe em um spin-off futuro.
Com certeza este seria um momento importante e interessante para representar as pessoas LGBTQIAP+ no universo dos super-heróis. Especialmente em um filme tão popular como este.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está em cartaz nos cinemas.
Veja mais sobre Homem-Aranha!