O projeto CHAPEA da NASA, um habitat de Marte impresso em 3D, será aberto à mídia em 11 de abril, antes que uma equipe entre em uma missão de um ano dentro dele.
Basicamente, a proposta deste projeto lembra muito o que vimos no filme Perdido em Marte, de 2015, dirigido por Ridley Scott.
Esta será a primeira de três missões planejadas no habitat CHAPEA (Crew Health and Performance Exploration Analog) da NASA e programada para começar em junho, quando a tripulação voluntária, entrará no complexo.
Durante esta missão simulada, os membros da tripulação pretendem realizar várias atividades, incluindo caminhadas espaciais simuladas, operações robóticas, manutenção de habitat, higiene pessoal, exercícios e crescimento de plantações.
Eles também enfrentarão estressores ambientais, como limitações de recursos, isolamento e falha de equipamento. O habitat em si se assemelha à experiência esperada para aqueles que vivem em um futuro habitat na superfície de Marte, pois seu layout foi projetado para fornecer áreas separadas dentro do habitat para viver e trabalhar.
O evento de imprensa inclui uma oportunidade de falar com especialistas no assunto e capturar fotos dentro do local.
Os membros da tripulação não estarão disponíveis, pois chegarão à NASA Johnson no final do outono para começar o treinamento para a missão simulada, disse a NASA.
Conheça mais sobre o habitat de Marte impresso em 3D
Veja mais sobre ciência e espaço!