Ciência

Harrison Ford faz chamado urgente para a preservação da biodiversidade

Quando foi a última vez que você realmente parou para observar a natureza? Em um mundo onde a pressa e as telas dominam nosso cotidiano, esse momento de conexão parece cada vez mais raro, apesar de ser potente de muitas maneiras.

Em um vídeo impactante para a E.O. Wilson Biodiversity Foundation, o ator e ativista Harrison Ford nos lembra da importância de pausar, escutar o silêncio e valorizar a diversidade de vida que sustenta nosso planeta.

Com roteiro desenvolvido em parceria com o premiado escritor Anthony Doerr, o vídeo dá continuidade ao legado do renomado biólogo E.O. Wilson, que via a natureza como algo a ser explorado, compreendido e amado. Para Wilson, só protegemos aquilo que aprendemos a admirar.

Meu pedido humilde para o próximo ano é que encontremos tempo para ouvir o silêncio“, diz Ford no vídeo. “Meu querido amigo E.O. Wilson—descanse em paz—dizia que as vozes mais importantes são as mais silenciosas. O krill e as lagartas, os besouros e as bactérias. As formigas.

Ford destaca que os ecossistemas são mais do que belas paisagens. Eles são engrenagens complexas que tornam possível a nossa existência.

“Os sistemas que sustentam a vida na Terra, que colocam pássaros no céu, água nos rios e oxigênio na nossa atmosfera são absurdamente antigos, profundamente interligados e apenas parcialmente compreendidos. São uma dança deslumbrante de milhões de espécies trocando matéria e energia.”

Mas essa sinfonia natural está ameaçada. O ator alerta sobre os impactos da industrialização e como a destruição ambiental silenciosamente desestabiliza os alicerces da vida no planeta. “Todos os dias destruímos nossos próprios sistemas de suporte“, lamenta. “Todos os dias eles se tornam mais silenciosos, enquanto o barulho do mundo cresce.

Em uma analogia intensa, Ford compara cada vida humana a um “único fio na imensa corda da existência“. E questiona: o que estamos fazendo para garantir que essa corda não se desgaste para as próximas gerações?

Ele enfatiza que a curiosidade e a busca pelo conhecimento são essenciais para entendermos nosso papel na proteção do planeta. “A maneira mais significativa de usarmos nosso tempo na Terra é garantir que essa corda continue forte para o futuro.

Assista ao vídeo abaixo e ative as legendas automáticas para português, se necessário:

Agora, me conta: o que isso faz você sentir? O que te provoca de reflexão?

Leia mais sobre Ciência!

Jornalista, comunicadora, cofundadora do Nerdizmo e eterna curiosa. Se me encontrar por aí, provavelmente estarei com um livro, um caderninho, uma caneta e fones de ouvido. Estou sempre explorando temas diferentes, de ciência à música. Adoro um bom papo sobre qualquer assunto e mantenho os ouvidos e olhos abertos para novas histórias. Tem alguma para me contar?

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin