Em mais um capítulo da novela “Qual é o nome do stream?”, a Warner Bros. Discovery anunciou que está ressuscitando a marca HBO Max apenas dois anos depois de aposentá-la em favor do simplificado “Max”.
A mudança, revelada durante o evento Upfront da empresa, tenta recuperar o prestígio perdido quando a plataforma abandonou o nome que era sinônimo de séries premiadas como Succession e The White Lotus.
A volta ao passado não é por acaso. Em 2023, a empresa achou que diluir a marca HBO ajudaria a atrair um público mais amplo. Resultado? Assinantes reclamaram que o serviço perdeu identidade no mercado lotado de streaming.
Agora, o CEO David Zaslav admite o erro: “HBO representa qualidade inquestionável. Não se trata de ter tudo para todos, e sim conteúdo único para adultos e famílias”.
Nas redes sociais, a notícia virou piada pronta. Memes comparando a confusão a um roteiro mal escrito de série brotaram instantaneamente. Até James Gunn e John Cena, da série Pacificador, entraram na zoeira com reações “espontâneas” que cheiram a marketing calculado.
A nova (ou velha?) HBO Max chega ainda neste verão com um visual renovado, mas familiar.
Apesar dos 22 milhões de novos assinantes no último ano, a indecisão da Warner levanta dúvidas: será que dessa vez o nome fica? Ou a plataforma ainda está no meio de seu próprio episódio de “crise de identidade streaming”?
Uma coisa é certa, no mundo do entretenimento digital, até o branding virou conteúdo.
Veja mais sobre design.