A Sikorsky, subsidiária da Lockheed Martin, junto com a Rain, pioneira em tecnologia de contenção aérea autônoma para incêndios florestais, realizou um teste bem-sucedido utilizando um helicóptero Black Hawk autônomo.
O objetivo era demonstrar sua capacidade de decolar, localizar focos de incêndio, calcular o tamanho das chamas e lançar água com precisão para extingui-las.
O teste, que durou 30 minutos, permitiu aos participantes usar um tablet para controlar o helicóptero. Ele decolou, identificou o local do incêndio e lançou água de um Bambi Bucket pendurado a cerca de 18 metros abaixo da aeronave.
Foram necessários três lançamentos consecutivos para apagar um fogo circular de 30 centímetros de diâmetro, sustentado por propano, com chamas de 7 a 15 centímetros de altura.
Com os custos de incêndios florestais ultrapassando 390 bilhões de dólares por ano nos EUA e o aumento dos riscos esperado em até 30% até 2030, governos, operadores e investidores estão explorando soluções mais eficazes.
“Estamos mostrando aos legisladores como aeronaves autônomas podem não apenas evitar que incêndios se espalhem, mas também operar em situações que seriam impossíveis para aeronaves tripuladas, como à noite ou em condições extremas de fumaça e turbulência”, destacou Maxwell Brodie, CEO da Rain.
Veja mais sobre tecnologia!