Mundo Geek

Hershey vai aumentar preços e mudar receitas e embalagens por causa da alta no custo do cacau

Quem é fã de chocolate pode ter que saborear cada mordida com um pouco mais de cuidado nos próximos meses. A Hershey anunciou que vai reajustar os preços de boa parte dos seus doces, como resposta ao aumento expressivo no custo do cacau, que tem tornado a produção de uma simples barra de chocolate mais cara do que nunca.

Durante uma reunião recente com investidores, a gigante norte-americana revelou que os aumentos vão variar entre 10% e 20%, dependendo do produto. E, segundo a empresa, não se trata de tarifas comerciais ou embargos internacionais, mas de um problema muito mais distante, e climático.

O maior impacto está vindo da África Ocidental, região responsável por mais de dois terços da produção global de cacau. Países como Gana e Costa do Marfim enfrentam uma combinação de fatores desfavoráveis: clima instável, doenças nas plantações e solo empobrecido. Isso fez os preços do cacau dispararem, chegando a ultrapassar os US$ 12 mil por tonelada no fim de 2024. Apesar de uma leve queda recente, os valores continuam em torno de US$ 8.100 por tonelada, ainda o dobro da média histórica. Especialistas alertam que a próxima safra pode ter uma queda de até 10%, o que só deve agravar a situação para os fabricantes.

Além da clássica barra de chocolate ao leite, a Hershey tem sob seu guarda-chuva marcas conhecidas como Reese’s, Kit Kat (nos Estados Unidos), Twizzlers, Jolly Rancher, Ice Breakers, Almond Joy, Milk Duds e York Peppermint Patties. Com essa presença tão forte tanto em vendas sazonais quanto no consumo cotidiano, qualquer ajuste de preço tende a ser sentido diretamente nas prateleiras, e no bolso dos consumidores.

Embora outras empresas também estejam revendo seus valores, o tamanho e a abrangência da Hershey fazem com que o impacto seja ainda mais visível. Segundo a CEO Michele Buck, a maioria dos produtos da marca continuará custando menos de US$ 4, mas pacotes maiores e edições sazonais podem sofrer alterações no tamanho ou na composição.

O diretor financeiro da empresa, Steven Voskuil, acrescentou que a Hershey está avaliando mudanças em receitas e já iniciou conversas com autoridades dos EUA para tentar reduzir tarifas sobre o cacau, que podem representar um custo adicional de até US$ 100 milhões por trimestre se nada for feito.

A estratégia da empresa para conter os impactos dessa alta nos preços inclui embalagens menores, promoções pontuais e maior aposta em produtos que não levam chocolate. Ainda assim, marcas menores do setor já estão enfrentando dificuldades para se manter no mercado, com algumas sendo obrigadas a fechar as portas diante da volatilidade das commodities.

Apesar dos desafios, a Hershey diz que a demanda continua firme, especialmente durante o verão nos Estados Unidos, período em que as vendas costumam crescer com o preparo de s’mores e compras para festividades. Porém, com os preços do cacau ainda instáveis, a empresa não descarta novos ajustes nos próximos meses. Por ora, os consumidores terão que pagar um pouco mais por seus chocolates favoritos, e torcer para que, no fim das contas, não seja o bolso que derreta primeiro.

Veja mais sobre mundo geek.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Pin