- Hideaki Anno falou sobre a falência da Gainax de forma oficial;
- O autor de Neon Genesis Evangelion usou palavras gentis para o estúdio;
- Porém, nos bastidores, ele e sua empresa – Khara – disputaram judicialmente muitas das polêmicas que a Gainax se envolveu
O autor de Neon Genesis Evangelion, Hideaki Anno, se pronunciou oficialmente sobre a falência do estúdio Gainax e revelou que este é um momento triste para um estúdio que devia ser conhecido por suas obras – não por suas polêmicas.
Em um longo texto, a declaração feita por seu estúdio – Khara – ele aponta que a situação só foi se complicando ainda mais com o passar dos anos e que teve de buscar apoio da Kadokawa, King Records e Trigger para proteger a a reputação de franquias que estavam sob a supervisão do estúdio.
De qualquer modo, a situação da Gainax não mudou e ela continuou a piorar, culminando na prisão do até então diretor presidente em 2019 em uma acusação que não estava relacionada com a operação da empresa. Finalmente, nós estamos muito tristes que um estúdio de animação com uma história de quase 40 anos acabou desta forma.
A relação de Hideaki Anno
Apesar das palavras gentis, o autor e seu estúdio Khara já processaram e entraram com diversas ações contra a Gainax. O estúdio não pagava os royalties por Neon Genesis Evangelion, o que causou muitas brigas entre ambos os lados. Inclusive, em determinado ponto ele quis se desvincular a todo custo das polêmicas da falida produtora – apontando que sua obra não compactua com os valores e reputação dos responsáveis pela Gainax.
Veja mais em Animes, Animações e Curtas!