Um homem identificado como HudZah conseguiu realizar fusão nuclear em casa usando a inteligência artificial Claude, da Anthropic, e gastando apenas US$ 3.000.
Ele fez tudo ao vivo em uma transmissão na plataforma X, usando materiais simples, como hidrocarbonetos e água pesada (óxido de deutério).
O plano inicial era construir um fusor, um aparelho que detecta nêutrons ao aquecer íons com um campo elétrico até que eles façam fusão nuclear.
A parte mais complicada foi montar uma câmara de vácuo capaz de manter uma pressão superbaixa, algo medido em militorrs (mTorr).
HudZah e um amigo passaram seis horas montando as peças e ajustando o vácuo até atingir 3 mTorr, o que exige blindagem de chumbo por conta dos raios-x gerados pelo aparelho.
Ele explicou: “Fazer um fusor para fusão nuclear é muito perigoso. O projeto usou um precipitador eletrostático de 30kV/10mA, pressão de 3 mTorr (mais de 250 mil vezes menor que a atmosférica), um contador de nêutrons e materiais para produzir meu próprio deutério.”


Veja mais sobre web!