• Robô com IA pode realizar o trabalho de forma ininterrupta
  • E também realizar tarefas ruins para um ser humano sem qualquer hesitação, como demitir funcionários

Imagina só uma IA como CEO de uma empresa. Se você tivesse que se reportar a um chefe de IA? E se essa IA se manifestasse na forma de um CEO robô humanoide assustador e perturbador?

Pois essa é a proposta da empresa de bebidas polonesa Dictador, que no início deste ano anunciou que havia nomeado um robô chamado Mika como seu “CEO experimental”.

O robô foi criado pela Hanson Robotics, a mesma empresa por trás da famosa androide Sophia, e foi aclamado como o “primeiro CEO robô humanoide de IA” de uma empresa global.

“Eu realmente não tenho fins de semana – estou sempre ligado 24/7, pronto para tomar decisões executivas e criar um pouco de mágica de IA”, disse o robô à Reuters em uma entrevista em vídeo na época.

No entanto, enquanto a empresa de rum vê seu robô como a chave para seus futuros sucessos, outros não estão tão convencidos de que a tecnologia está pronta para isso ainda.

A repórter da Fox Business, Lauren Simonetti, recentemente entrevistou Mika por videochamada e constatou que havia um “atraso significativo” no tempo que o robô leva para responder efetivamente.

Simonetti também foi às ruas, perguntando aos moradores da cidade de Nova York o que achavam do CEO robótico. Enquanto uma pessoa disse que o tratariam com compaixão, outra argumentou que “robôs não precisam de respeito” porque são “apenas máquinas”.

Em uma pesquisa realizada no início deste ano, o The Hustle descobriu que 40% de todos os entrevistados acham sensato substituir CEOs por IA. Afinal, eles não pensariam duas vezes sobre tarefas desagradáveis, como demitir funcionários humanos.

E, pensando bem, muitos CEOs atualmente são praticamente como máquinas.

IA como CEO de uma empresa

Veja mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin