Uma equipe de cientistas da Universidade de Kyoto, Japão, desenvolveu uma IA capaz de recriar imagens armazenadas dentro do cérebro humano; desde imagens vistas no exato momento, até as que se transformaram em memórias.
A equipe liderada por Yukiyasu Kamitani, ao longo de 10 meses, fez experimentos com três sujeitos: dois homens com idade entre 23 a 33, e uma mulher de 23 anos.
Os participantes fizeram várias sessões com máximo de duas horas de duração, nos quais eram conectados a um aparelho de ressonância magnética funcional (fMRI), enquanto eram expostos a figuras de temas diversos, como animais, padrões geométricos e letras alfabéticas.
Na primeira etapa, eles tinham que observar cada ícone por alguns segundos, e na segunda, tinham que imaginar em suas mentes o que foi visto anteriormente.
A inteligência artificial denominada DNN (rede neural profunda) decodificou os sinais gravados pelo scanner fMRI e recriou pixel por pixel cada imagem que, no fim, se assemelhava à imagem real.
Os pesquisadores explicam no artigo:
“Os resultados sugerem que a informação visual hierárquica no cérebro pode ser efetivamente combinada para reconstruir imagens perceptivas e subjetivas”.
A equipe já havia trabalhado em pesquisas sobre o assunto anteriormente, e se basearam nas antigas descobertas, que apontaram que os padrões de atividade cerebral podem ser decodificados em padrões de sinal.
“Esta é uma melhoria significativa em seus trabalhos anteriores”, disse Geraint Rees, especialista em neuroimagem do University College London, ao The Times.
Todas estas imagens são apresentadas no artigo que está disponível no bioRxiv.
IA recria imagens de dentro do cérebro humano
[Fonte]
Leia também:
IA cria pôsteres não tão motivacionais assim
O novo robô inteligente do Google