Após 28 anos de existência, o ICQ vai fechar. A plataforma anunciou seu encerramento a partir de 26 de junho.

O ICQ estava entre os primeiros serviços de mensageiros instantâneos, como o AOL Instant Messenger ou o MSN Messenger, que permitiam bate-papos em tempo real.

Ele se diferenciava dos outros por atribuir aos usuários um número que eles usavam para se conectar uns aos outros, em vez de nicknames ou endereços de e-mail.

Também dava para enviar mensagens SMS e a capacidade de enviar mensagens para pessoas que estavam offline. Além de ser possível procurar e conversar com pessoas do mundo inteiro.

O ICQ foi lançado em 1996 pela empresa israelense Mirabilis, que foi comprada pela AOL em 1998. A AOL vendeu o serviço para a Digital Sky Technologies, a empresa que possuía a VK, então conhecida como Mail.ru, em 2010.

Chegou a ter 100 milhões de usuários registrados. E a versão mais moderna funcionava como outros aplicativos de mensagens de hoje, como WhatsApp ou o Telegram.

Não se disseminou como os concorrentes, e agora será encerrado.

44227354. Esse é o meu UIN. O endereço, ou ID, do ICQ.

Uma pena que será encerrado, pois o ICQ fez parte de grandes momentos da minha vida. Pessoal e profissional.

No ICQ conheci, ainda criança, outras crianças do mundo inteiro. Tinha uma amiguinha da Rússia que até chegou a me enviar uma carta, quando eu tinha uns 12 anos de idade.

Falava também com amigos, membros de clãs de games que eu jogava, como Quake.

Mais tarde na vida, já como assessor de imprensa, tive o privilégio de trabalhar com a marca e estabelecer a maior divulgação do ICQ em território brasileiro após a sua era de ouro, gerando mais de 250 clippings na mídia especializada em território nacional.

Um orgulho profissional que ficará marcado para sempre na minha carreira.

Agora, a plataforma dá adeus. O que fica são as lembranças, e o famoso barulhinho das mensagens: “Oh-ou!”

Veja mais sobre web!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin