Uma impressora 3D foi utilizada com êxito para fabricar peças da Estação Espacial Internacional.
A impressora 3D de metal da ESA, localizada no European Drawer Rack Mark II do módulo Columbus da ESA, produziu com sucesso várias peças a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Até o momento, a impressora fabricou uma peça de metal em 3D, juntamente com outras três, todas elas serão enviadas de volta à Terra para análise de qualidade.
Após o retorno, duas amostras serão analisadas no coração técnico da ESA, na Holanda (ESTEC).
A terceira será enviada para o centro de treinamento de astronautas da ESA em Colônia (EAC), para ser utilizada na instalação LUNA, enquanto a última será destinada à Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).
“Com a impressão da primeira peça de metal em 3D no espaço, as equipes de Exploração da ESA atingiram um marco significativo no estabelecimento de capacidades de fabricação em órbita. Este feito, possível graças a uma equipe internacional e multidisciplinar, abre o caminho para missões de longa distância e duração, onde a criação de peças sobressalentes, componentes de construção e ferramentas sob demanda será essencial”, declarou Daniel Neuenschwander, Diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA.
Veja mais sobre tecnologia!