Indiana Jones pode até ser um herói calejado, mas nem ele escapa de um bom dia de cabelo. E agora isso é levado a outro nível com a chegada do RTX Hair, a nova tecnologia da NVIDIA que estreia em Indiana Jones and the Great Circle. O resultado? Fios que se movem com naturalidade, brilham na medida certa e até aguentam cenas de perseguição sem parecer uma peruca digital.
A estreia do recurso vem junto da expansão The Order of Giants, marcada para setembro de 2025. E não é pouca coisa: pela primeira vez em um game, o tradicional modelo de cabelo baseado em polígonos dá lugar a uma técnica chamada Linear-Swept Spheres (LSS). Em vez de mechas duras ou brilho artificial, os fios agora são simulados com geometrias esféricas que interagem melhor com a luz e se comportam de forma muito mais realista em ambientes dinâmicos.
Mas há uma pegadinha: só quem tiver as placas de vídeo da série RTX 5000, baseadas na arquitetura Blackwell, vai poder ativar a novidade. Isso porque o RTX Hair depende do modo de path tracing para funcionar, exigindo hardware de ponta. Para os felizardos equipados, a diferença promete ser clara — sombras mais suaves, texturas mais detalhadas e cabelos que reagem à iluminação e ao movimento de forma natural.

Além do RTX Hair, o update traz outros incrementos gráficos, como o DLSS 4 com Multi Frame Generation e Ray Reconstruction, garantindo ganhos de desempenho e refinando a estética geral do jogo. A NVIDIA já mostrou comparações lado a lado, e a melhoria é especialmente perceptível em evitar o brilho plástico que costuma assombrar personagens em engines modernas.
Com The Order of Giants e o pacote de melhorias gráficas chegando juntos, The Great Circle ganha um polimento que reforça sua proposta cinematográfica e consolida Indiana Jones como pioneiro nessa nova tecnologia. E, pelo visto, o RTX Hair veio para ficar, já que a NVIDIA deixou escapar que futuros AAA projetados para a plataforma Blackwell também devem adotar o recurso.
Seja na aventura, seja no estilo, Indy segue fazendo história, fio a fio.
Veja mais sobre games.