Há um projeto secreto de Terminator (O Exterminador do Futuro) nos planos de James Cameron. Anteriormente ele explicou que o projeto é fortemente inspirado em IA, e antes de finalizá-lo, quer ver como as coisas se desenrolam com a IA no mundo real.
Em uma entrevista recente com o The Hollywood Reporter, Cameron foi perguntado sobre a animação Terminator Zero, da Netflix, e disse:
“Parece interessante. Meu relacionamento com isso é muito parecido com The Sarah Connor Chronicles — outras pessoas criando histórias em um mundo que eu coloquei em movimento, é interessante para mim. Qual é a visão deles? O que os intrigou nisso? Para onde eles estão indo com isso?”
Ele continua: “Parece que estão voltando à causa raiz do Dia do Julgamento — a guerra nuclear — e se essa é uma linha do tempo definitiva.
“Estou curioso para ver o que eles criaram. Estou trabalhando no meu próprio material de Terminator agora. Não tem nada a ver com isso.”
Ao falar sobre o novo projeto de Terminator, ele disse: “É totalmente confidencial. Eu não gostaria de ter que enviar um agente robótico potencialmente perigoso se você falar sobre isso, mesmo retroativamente.”
Cameron revelou anteriormente: “Se eu fosse fazer outro filme de Terminator e talvez tentar relançar essa franquia, o que está em discussão, mas nada foi decidido, eu faria muito mais sobre o lado da IA do que sobre robôs maus que enlouqueceram. Sinto que uma das minhas principais motivações neste filme, ou ao voltar para a, espero, franquia, era explorar a relação humana com a inteligência artificial.”
Ele continua:
“Não sinto que fizemos isso em Dark Fate. Sinto que preparamos o palco ou montamos a mesa para essa exploração, e essa exploração ocorreria em um segundo filme e um terceiro filme. E sabemos exatamente para onde vamos levar essa ideia. O que queríamos transmitir no primeiro filme era essa ideia de que isso vai continuar acontecendo. Os nomes vão mudar, mas o conflito básico vai continuar até ser resolvido de uma forma ou de outra.”
O cineasta também compartilhou anteriormente seus pensamentos sobre IA: “Bem, eu não estou ‘com medo’, mas estou certamente bastante preocupado com o potencial de mau uso da IA. Acho que a IA pode ser ótima, mas também poderia literalmente ser o fim do mundo.
“Você conversa com todos os cientistas de IA — e eu conheço vários deles — e toda vez que levanto a mão nos seminários deles ou algo assim, eles apenas começam a rir. ‘Ah, é o cara do Skynet, claro, queremos mesmo ouvir você.’
“O ponto é que nenhuma tecnologia jamais deixou de ser militarizada. E realmente queremos lutar contra algo mais inteligente do que nós que não é humano no nosso próprio mundo? Acho que não.”
Ele também disse que é possível que as máquinas já tenham tomado conta: “Olha, uma IA poderia ter tomado o controle do mundo e já estar manipulando tudo, e nós simplesmente não sabemos por que ela teria controle sobre toda a mídia e tudo mais.
“E que melhor explicação para o quão absurda as coisas estão agora. Porque nada faz o menor sentido para mim, não sei quanto a você.”
Veja mais sobre cinema!