Jeremy Allen White, estrela aclamada da série The Bear, acaba de ingressar oficialmente no universo Star Wars de uma maneira bastante peculiar. O ator confirmou que está dando voz a Rotta the Hutt, o filho do icônico Jabba the Hutt, no aguardado filme The Mandalorian and Grogu. Em entrevista ao Good Morning America, White admitiu que inicialmente não tinha plena dimensão da importância do personagem que estava interpretando.
O processo de dublagem tem sido uma experiência evolutiva para o ator. Ele revelou que as sessões aconteceram em etapas: primeiro fez a voz antes das filmagens principais, depois retornou para mais trabalhos após parte do filme estar pronto, e provavelmente ainda fará ajustes adicionais. White mencionou ter conversado recentemente com Pedro Pascal, que interpreta Din Djarin, e soube que o colega também estava realizando cenas adicionais.
A oportunidade surgiu através do diretor Jon Favreau, por quem White sempre teve grande admiração. “Ele me perguntou se eu gostaria de fazer uma dublagem para Star Wars. Eu respondi: ‘Eu amo Star Wars'”, contou o ator. Foi apenas durante o processo que ele descobriu o peso do personagem que estava interpretando.
Os fãs mais antenados talvez se lembrem de Rotta, também conhecido carinhosamente como “Stinky”, de sua aparição em Star Wars: The Clone Wars em 2008. Naquela época, ele era um jovem Hutt sequestrado por Conde Dooku e resgatado por Anakin Skywalker e Ahsoka Tano. Agora, no novo filme, o personagem está adulto e, segundo informações, desenvolveu uma físico impressionante, mais parecido com um lutador do que com o típico Hutt sedentário que os fãs conhecem.
White descreveu toda a experiência como “um processo divertido” e expressou especial entusiasmo em poder assistir o filme com seus filhos. O longa-metragem, que chega aos cinemas em 22 de maio de 2026, promete expandir o universo de The Mandalorian, seguindo as aventuras de Din Djarin e Grogu em meio às ameaças de senhores da guerra imperiais após a queda do Império.
Veja mais sobre cinema.