- A LEGO e a ESA estão produzindo blocos a partir de fragmento de meteoritos;
- A intenção é construir instalações na Lua usando o material encontrado lá;
- Estes blocos passam por testes para certificar sua viabilidade
A Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com a LEGO, está construindo blocos montáveis a partir de fragmentos de meteoritos encontrados no norte da África há 4.5 bilhões de anos. Com esta poeira acumulada, eles montam os famosos blocos de dimensões 8×2 para a construção de instalações e possíveis moradias na Lua.
A intenção é usar material do próprio astro como base de fornecimento, economizando em gastos com transporte e tempo. Por exemplo, os depósitos de gelo dentro das próprias crateras lunares podem providenciar combustível, ar respirável e até água potável. E estas estruturas que testam na Terra que levarão para lá, podendo ser reproduzidas em nosso satélite natural.
Ninguém conseguiu construir uma estrutura na Lua, então temos de trabalhar não apenas em como construímos, mas do que construímos já que não podemos levar os materiais conosco.
Aidan Cowley, chefe da divisão científica da ESA
Experimentos com LEGO
Os blocos mais famosos do mundo podem ajudar e muito em nossa expansão espacial, levando o seu uso a despertar o interesse de diversos públicos e das mais diferentes faixas etárias que temos.
Não é segredo para ninguém que cientistas e engenheiros algumas vezes testam suas ideias com blocos de LEGO. Os blocos da ESA é uma grande forma de inspirar os jovens e mostrá-los em como brincar e usar o poder da imaginação tem um papel importante na ciência espacial também.
Emmet Fletcher, chefe da divisão de parcerias e branding da ESA
Veja mais em LEGO!