Brinquedos Mundo Geek

Mais de 236 mil bonecos Labubu falsificados são apreendidos no Reino Unido por risco à saúde

A febre dos bonecos Labubu, criados pelo artista Kasing Lung e comercializados pela Pop Mart, tem um lado sombrio: uma onda de falsificações perigosas que está preocupando autoridades europeias. Só neste ano, mais de 236 mil unidades falsas foram apreendidas no Reino Unido, o que representa cerca de 90% de todos os brinquedos falsos interceptados em 2025.

Os bonecos, que se tornaram itens de colecionador mundialmente famosos, com fãs como Lady Gaga e a estrela do K-pop Lisa, são alvo constante de falsificações devido ao seu alto valor no mercado secundário. Mas a questão vai além da pirataria: cerca de 75% dos produtos apreendidos falharam em testes básicos de segurança, apresentando peças pequenas que podem causar engasgos, produtos tóxicos e falta de certificação de segurança.

Autoridades do IPO (Escritório de Propriedade Intelectual) britânico já realizaram operações em várias regiões, incluindo Kensington, North Tyneside e Staffordshire, retirando das lojas milhares de unidades com defeitos visíveis, como dentes em número errado, cabeças deformadas e membros torcidos, sinais de materiais de baixa qualidade e possivelmente perigosos.

Diante do risco, o IPO lançou a campanha “Fake Toys, Real Harms” (“Brinquedos Falsos, Riscos Reais”), alertando pais e colecionadores sobre a importância de comprar apenas de fontes confiáveis. Uma pesquisa recente mostrou que, embora 92% dos consumidores saibam da existência de falsificações, apenas 27% consideram a segurança um fator decisivo na hora da compra.

Para identificar um Labubu original, é preciso verificar a presença de adesivos holográficos, códigos QR e marcas UV na embalagem. Além do risco à saúde, a compra de falsificações pode financiar crimes organizados, incluindo tráfico de pessoas e terrorismo.

A mensagem é clara: na hora de adquirir itens de coleção, a procedência é tão importante quanto a paixão pelo produto.

Veja mais sobre brinquedos.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin