A artista performática Marina Abramović pede que você abrace uma árvore para curar seus traumas. De acordo com ela, as árvores são “ouvintes perfeitamente silenciosos” e, contando a elas os seus problemas, você pode encontrar uma experiência catártica.

A natureza é indiferente ao sofrimento humano? Embora essa seja uma questão complexa, permeada por diferentes pontos de vistas, é fato que as árvores possuem seu próprio meio de comunicação.

As árvores são munidas de inteligência: elas possuem suas próprias linguagens para se comunicar e criar laços sociais uma com as outras, assim como com animais e outras plantas. Isso, é algo muito bem apresentado no fascinante livro “A Vida Secreta das Árvores”, escrito por Peter Wohlleben.

Abramović conta que “reclamar para uma árvore” é algo que ela faz há muito tempo, desde quando esteve na Amazônia. Lá, ela observou os índios nativos dançando para uma Sequoia, que é uma das árvores mais antigas do planeta. Segundo a artista, essas danças são incrivelmente emocionantes, então pensou: “por que não crio um exercício que realmente funcione para mim?”.

Assim, ela desenvolveu a prática “reclamar para uma árvore”, que integra seu Método Abramović, um conjunto de técnicas que permite aos artistas alcançarem estados superiores de consciência. A artista diz que qualquer pessoa que esteja sofrendo com traumas, especialmente deste ano conturbado de 2020, devem experimentar contar seus problemas para uma árvore.

“Por favor, vá para o parque perto de você. Escolha a árvore que você gostar. Abrace a árvore com força. E apenas coloque seu coração nisso. Reclame para a árvore por, no mínimo, 15 minutos. É a melhor cura que você pode fazer”, diz.

No vídeo que você confere abaixo, um ex-jogador de rúgbi compartilha sua experiência. Segundo ele, é um método transformador, “É quase como se você se tornasse parte da árvore também”.

Marina Abramović é conhecida por suas performances intensas, que transbordam emoções e investigam as mais profundas sensações humanas. Nossa cura pode vir das coisas mais inesperadas, inclusive daquelas que julgamos como estranhas. Essa é uma das bases dos métodos da artista.

Em tempos que nunca fomos tão necessitados por interação, abraçar algo vivo para se sentir vivo pode ser um bom meio de se conectar com o mundo novamente. As árvores são silenciosas, mas podem nos consolar da sua própria maneira misteriosamente ancestral.

O que você acha dessa ideia?

Marina Abramović pede que você abrace uma árvore para curar seus traumas


Leia também: 32 documentários para entender sobre a vida na Terra

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin