Mark Ruffalo começou sua carreira nos anos 90 com papéis menores, normalmente em comédias românticas.
Teve sua primeira indicação ao Oscar por seu papel no drama de 2010 “Minhas Mães e Meu Pai”, e o ator foi abordado pela Marvel para possivelmente assumir o papel de Bruce Banner, também conhecido como Hulk, no Universo Cinematográfico da Marvel.
Isso foi apenas alguns anos após o lançamento de “Homem de Ferro”, e a máquina da Marvel estava a todo vapor, caminhando em direção à “Os Vingadores”, mudando para sempre os filmes de super-heróis.
Mas Ruffalo estava incerto sobre assumir o papel, especialmente após Edward Norton ser dispensado. Porém, nas duas semanas entre sua demissão e o painel na San Diego Comic-Con, que apresentaria Ruffalo como o novo Hulk, os executivos estavam ansiosos para finalizar o acordo. Tudo isso parecia muito cheio de segredos aos olhos do ator.
No livro “MCU: O Reinado dos Estúdios Marvel“, de Joanna Robinson, Dave Gonzales e Gavin Edwards, Ruffalo explicou que, quando foi abordado pela primeira vez, leu as páginas do roteiro que o diretor de “Os Vingadores”, Joss Whedon, lhe enviou, e então ligou para Norton para pedir sua benção.
Ele disse que os dois brincaram que o Hulk era o Hamlet de sua geração, e eventualmente todos interpretariam o personagem.
A Marvel e os representantes de Ruffalo negociaram seu contrato até o último minuto, e na noite antes do inesquecível painel da Comic-Con, Ruffalo recebeu uma ligação de seu agente, que disse:
“Olhe pela sua janela às 5 horas da manhã. Se houver um carro lá, você conseguiu o papel. Se não houver, volte para a cama.”
Na manhã seguinte, Ruffalo seguiu as instruções e acordou para encontrar uma limusine esperando do lado de fora de sua casa. O livro diz que Ruffalo entrou nela, e foi para o aeroporto pegar um avião para San Diego.
Ruffalo diz: “Eu estava feliz. E estava morrendo de medo.” Mais tarde naquele dia na Comic-Con, Robert Downey Jr. fez uma participação surpresa para anunciar novas adições ao MCU: Joss Whedon, Jeremy Renner e Ruffalo.
O ator continuou a personificar perfeitamente o Hulk em todos os seus arcos de história e mudanças no MCU, e também teve uma carreira bem-sucedida no cinema e na TV além da Marvel, ganhando mais duas indicações ao Oscar, bem como duas vitórias no Emmy e um Globo de Ouro, além de várias indicações.
Mark Ruffalo está programado para reaparecer como Bruce Banner/Hulk em “Os Vingadores: Guerras Secretas”, previsto para 2027.
Ele também está em pós-produção no próximo drama de ficção científica “Mickey 17”, do diretor Bong Joon Ho (Parasita), no qual ele estrelará ao lado de Robert Pattinson, Toni Collette, Steven Yeun e Naomi Ackie. A trama do filme é mantida em segredo, e está previsto para ser lançado em 29 de março de 2024.
Veja mais sobre cinema!