O ano de 2014 chegou ao fim e grandes filmes inundaram as telonas. Selecionamos os que consideramos os melhores; destaque para o filme brasileiro O Lobo atrás da Porta que ganhou o prêmio espanhol San Sebastian e merecidamente honra o cinema nacional.
Confira a seguir!
Os melhores filmes de 2014
Whiplash: Em Busca da Perfeição (Whiplash)
Um jovem baterista tem o sonho de se tornar um dos melhores do mundo, e se depara com um mestre casca grossa, que força seus alunos até o limite, fisicamente e psicologicamente. É um show de música clássica, ritmos e batidas, um filme dinâmico e que cativa do início ao fim.
A Teoria de Tudo (The Theory of Everything)
A emocionante biografia do mundialmente famoso astrofísico Stephen Hawking é contada neste filme. Desde a sua época de faculdade, o romance com uma aluna de Cambridge, Jane Wilde, a descoberta de uma doença motora degenerativa aos 21 anos e como ele se tornou um dos físicos mais conhecidos do planeta.
O longa traz muitos momentos emocionantes e uma história maravilhosa, muito bem contada pelo diretor James Marsh e com atuações impressionantes, como ade Eddie Redmayne – que interpreta Stephen.
O Abutre (Nightcrawler)
Jake Gyllenhaal interpreta um cara estranho, muito estranho chamado Lou Bloom. Um homem que está desesperado para encontrar um emprego e se encontra profissionalmente quando descobre o jornalismo sensacionalista. Um personagem de revirar o estômago e uma história sem escrúpulos com excelente atuação e roteiro.
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (Foxcatcher)
Steve Carell está quase irreconhecível e com uma atuação fenomenal em Foxcatcher, que conta a história de um lutador olímpico de luta livre e seu irmão. É inspirado em uma história real e o final é surpreendente, como diz o nome do longa.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Do diretor de Babel, Amores Brutos e Biutiful, Birdman conta a história de um ex-super herói que foi um astro de cinema e luta para restaurar a sua carreira com a direção de uma peça. Ele enfrenta seus próprios demônios para tentar recuperar sua família e precisa lidar com situações extremas durante esta jornada. Com certeza é o filme de super-herói mais incomum e realista já feito.
O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)
Com direção e roteiro de Wes Anderson, de Os Excêntricos Tenenbaums, O Grande Hotel Budapeste se passa no período entre as duas guerras mundiais quando um famoso concierge (Ralph Fiennes) conhece um jovem funcionário (Tony Revolori) e os dois se tornam grandes amigos.
Entre as histórias vividas por eles, estão o roubo de um famoso quadro renascentista, a batalha por uma fortuna de uma família, e mudanças que atingiram a Europa durante a primeira metade do século XX.
A Entrevista (The Interview)
James Franco e Seth Rogen encarnam jornalistas que trabalham em um programa de entrevistas escatológico, até que surge a oportunidade de entrevistar o imperador da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Do começo ao fim, há piadas de todos os tipos e o personagem de James Franco é simplesmente demais. Rende muitas risadas!
Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (A Million Ways to Die in the West)
Este filme sofreu uma grande injustiça com o seu nome tosco que ganhou no Brasil. Parece mais um filme paródia pornô do que um excelente longa-metragem de comédia – o que ele realmente é. Seth MacFarlane, diretor do filme, encarna um fazendeiro chamado Albert que é movido pela paixão e enfrenta um machão, o famoso pistoleiro Clinch (Liam Neeson). O filme é cheio de diálogos hilários e cenas divertidíssimas. Uma ela surpresa de 2014!
O Teorema Zero (The Zero Theorem)
A crença de um sentido misterioso para a vida é colocada em xeque quando um homem se dedica a provar que não há sentido algum para a vida usando uma equação matemática. Tudo isso em um futuro decadente e cheio de tecnologia. Destaque para o diretor, Terry Gilliam, de O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus e o excelente ator Christoph Waltz (Bastardos Inglórios).
No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow)
No Limite do Amanhã é um filme de ficção científica cuja trama se passa em um futuro próximo quando uma raça de alienígenas invadiu a Terra e Bill Cage (Tom Cruise), relações públicas das Forças Armadas, é obrigado a ir para a linha de frente no dia do confronto final.
De maneira inexplicável, ele acaba preso no tempo, condenado a reviver esta data exaustivamente. A cada morte e renascimento, Cage tem a chance de mudar os acontecimentos com a ajuda da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt).
Como treinar seu dragão 2 (How to Train Your Dragon 2)
Como Treinar o Seu Dragão 2 volta cinco anos depois dos acontecimentos do primeiro filme e traz de volta boa parte dos personagens em uma nova aventura. Agora, as corridas de dragão se tornaram o grande passatempo dos moradores e a dupla de protagonistas, Soluço e Banguela, partem para descobrir territórios inexplorados até encontrar a Caverna Gelada.
300 – A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire)
300: A Ascensão do Império conta a história antes das batalhas do exército de Xerxes contra os 300 espartanos liderados pelo rei Leônidas. Novamente, o filme traz Rodrigo Santoro no papel de imperador da dinastia persa Aquemênida, e conta com efeitos visuais de primeira que dão todo o tom obscuro característico das obras de Frank Miller.
Uma Aventura Lego (The Lego Movie)
Em uma mistura de animação gráfica e stop-motion, os carismáticos brinquedos Lego ganharam um filme de ação cheio de momentos engraçados. O destaque fica para os personagens que aparecem no filme: Batman, Lanterna Verde, Superman e até Gandalf e Dumbledore no mesmo espaço! Uma história divertida para ser aproveitada sozinho ou em companhia de toda a família.
Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy)
Com protagonistas incomuns, como uma criatura árvore e um guaxinim fruto de experiências em laboratório, Guardiões da Galáxia traz uma história de anti-heróis diferente do que estamos acostumados nos filmes da Marvel; isso com muito bom humor e que foge do politicamente correto. Leia nossa crítica
Garota Exemplar (Gone Girl)
Garota Exemplar são vários filmes dentro de um só. Com um suspense que envolve o desaparecimento da esposa de Nick Dunne (Ben Affleck), a história apresenta como a mente humana pode ser sórdida e criativa ao mesmo tempo. De uma maneira bastante surpreendente, o enredo aborda os desgastes acometidos pela necessidade de manter acesa a chama do casamento. Leia nossa crítica.
O Lobo atrás da Porta
Leandra Leal interpreta Rosa, uma jovem de 25 anos do subúrbio do Rio de Janeiro que é acusada de sequestrar a filha de Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento). Com o caso em mãos, o delegado (Juliano Cazarré) resolve interrogá-los separadamente e acaba descobrindo uma série de traições, armações e vinganças envolvendo o trio. Cheio de reviravoltas, o final do filme com certeza te surpreenderá!
I Origins
Ciência e espiritualidade são colocadas frente a frente em I Origins. Acompanhamos Ian Gray (Michael Pitt), um biólogo molecular que tem fixação por olhos e busca evidenciar a falta de existência de espírito/alma. Suas certezas são colocadas à prova quando ele conhece Sofi (Astrid Berges-Frisbey) e um acontecimento muda suas vidas.
Uma Viagem Extraordinária (The Young and Prodigious T. S. Spivet)
Novo filme do diretor francês Jean-Pierre Jeunet, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Uma Viagem Extraordinária tem essa mesma pegada leve de Amélie misturada à essência de A Pequena Miss Sunshine.
O filme narra a trajetória de T.S. Spivet (Kyle Catlett), um garoto superdotado e apaixonado por ciências que inventou a máquina de movimento perpétuo e isso o fez partir em uma jornada para receber um prêmio importante. Leia nossa crítica.
Boyhood: Da Infância à Juventude (Boyhood)
Boyhood mostra como a vida é e como as coisas vão acontecendo e nos obrigando a nos moldar a elas. O longa foi filmado com os mesmos atores durante 12 anos e acompanha a vida de Mason (Ellar Coltrane), dos cinco aos 18 anos de idade.
Funciona mais ou menos como um álbum de fotos: um amontoado de lembranças importantes na vida de um menino, boas e ruins, que formam sua personalidade e como ele e os membros de sua família veem o mundo. Leia nossa crítica.
Interstelar (Interstellar)
Os recursos do planeta estão escassos. É hora de buscar algum lugar fora da Terra como a última esperança pela humanidade. A produção é de Christopher Nolan, com roteiro dele e do irmão Jonathan Nolan. Um filme que fala do espaço, mas também muito do nosso planeta e da humanidade.
Malévola (Maleficent)
Há histórias que são contadas muitas e muitas vezes e que se mantém na cultura popular, passando de pai para filho. É o caso da Bela Adormecida, da Disney, animação inspirada no conto de Charles Perrault que cativou crianças há 55 anos e continua a cativar nos dias atuais.
E se essas histórias clássicas, e até “batidas”, ganhassem uma nova roupagem e narrativa ou um outro tema? Este é o caso de Malévola (Angelina Jolie), o filme da Disney que conta a história de uma das principais personagens de seu universo fantástico. Leia nossa crítica
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past)
Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido os mutantes são caçados pelos Sentinelas – imensos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage) – e os sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário também serão mortos.
Entre os mutantes temos o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam evitar que os mutantes sejam aniquilados.
A solução encontrada é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, até os anos 1970, procurar os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que uma tragédia aconteça. Leia nossa crítica.
Leia também 10 melhores animações para assistir no Netflix