Qualquer jogador que frequentou os fliperamas nos anos 90 se deparou com uma máquina arcade com uma tela lotada de elementos em movimento, tiros, explosões, inimigos vindos de todos os lados, chefes gigantescos, tudo ao mesmo tempo, frenético… Tudo com belíssimos gráficos desenhados a mão, com bom humor contrastando com os horrores da guerra… e uma pergunta do espectador de primeira viagem: “Como alguém sobrevive a tudo isso?” … Moedas e mais moedas gastas na tentativa de chegar ao fim do jogo. … Com todos esses elementos a Nazca Corporation e a SNK criaram um dos jogos mais queridos pelos jogadores: Metal Slug.
O sucesso gerou várias continuações, remakes, spin-offs e coletâneas. E em 2024, Leikir Studio e a Dotemu trouxeram uma nova abordagem para a série: Metal Slug Tactics.
Enredo
Depois de escapar da justiça mais uma vez, o General Donald Morden está de volta! Após anos escondido em um país opositor ao Governo Mundial, o ardiloso General orquestrou um golpe de estado pacientemente. Libertou seus antigos amigos de Exército Rebelde e declarou lei marcial em Sirocco City, agora a base para suas próximas tentativas lunáticas de dominação. Agora, ele está finalmente pronto para se vingar do mundo com o exército que reuniu secretamente ao longo dos anos.
Com milhares de pessoas mantidas como reféns pelo regime, o Governo Mundial envia a única equipe impulsiva e irresponsável o suficiente para enfrentar Morden golpe por golpe. O Esquadrão Falcão Peregrino terá que fazer tudo ao seu alcance para atravessar as linhas inimigas e derrotar o General Morden antes que a guerra se transforme em uma catástrofe!
Descrição
Metal Slug Tactics é uma homenagem respeitosa a um clássico de todos os tempos e uma nova maneira imaginativa de celebrar a renomada série, canalizando a estética atemporal de Metal Slug através de belíssima arte em pixel e animação fluida. Os campos de batalha altamente rejogáveis do jogo combinam layouts embaralhados de setores de terreno criados à mão com sutis elementos roguelite, desafiando os lutadores a se adaptarem e superarem confrontos imprevisíveis enquanto dominam o combate dinâmico e estratégico.
Empunhe armas clássicas de Metal Slug, aproveitando árvores de habilidades, vantagens e um sistema de adrenalina que alimenta super ataques para superar e destruir os flancos dos vilões característicos da série. A ação é acompanhada por uma trilha sonora original com músicas de Tee Lopes (TMNT: Shredder’s Revenge, Sonic Mania, DLC Mr. X Nightmare de Streets of Rage 4). Metal Slug Tactics foi desenvolvido inteiramente pela Leikir Studio com o apoio da Dotemu e acesso fornecido pela detentora da propriedade intelectual, SNK.
Metal Slug Tactics é o primeiro jogo de estratégia da série. E também o primeiro roguelite da série. Há uma grande variedade de mapas (110) e missões (20 tipos diferentes). Além disso, um arsenal com 36 armas diferentes e 176 modificações de armas.
Metal Slug Tactics têm alguns elementos característicos que são essenciais que o jogador domine se quiser chegar até o final do jogo:
Cobertura
A cobertura protege de todo o dano, não importa de que direção ele venha. Ela é proporcionada apenas por determinados elementos do ambiente, destacados em casas azuis. Algumas armas e inimigos com anticobertura ignoram cobertura.
Esquiva
Metal Slug Tactics gira em torno do movimento. Quanto mais seu personagem, mais resistente ele fica. A geração de esquiva precisa ser uma de suas estratégias principais. Acumular esquiva gerada por movimentos longos e coberturas pode anular todo o dano causado por inimigos. O ideal é tentar aproveitar as habilidades passivas e ações especiais para receber ações bônus e movimentos bônus, possibilitando estratégias ofensivas eficientes.


Sincronizações
Todos os seus personagens têm a passiva sincronização. As sincronizações são ataques automáticos. Cause dano a qualquer inimigo dentro do alcance da arma primária de outro aliado para ativar. Esse aliado também atacará o mesmo inimigo com sua arma primária. Um ataque ou ação especial só pode acionar a sincronização de outro aliado uma vez por ação.
Elevação
Certas missões têm diferentes níveis de elevação. A maioria das armas não consegue atingir unidades em outros níveis de elevação. Os personagens só podem subir ou descer um nível de elevação por vez. Usar a elevação de forma estratégica pode servir para se proteger e até mesmo bloquear o avanço dos inimigos.

Veículos
Os veículos (Slugs) possuem medidores de combustível e armadura. Armadura é a vida do veículo. Se o veículo ficar sem armadura, ele será destruído e o personagem dentro dele será nocauteado. Cada movimento e ação consome combustível. Os veículos podem usar todas as suas armas uma vez por turno, mas desativam as passivas do usuário.

Personagens, armas e territórios
O jogo começa com um tutorial, apenas com o personagem Marco, onde os elementos mencionados acima serão apresentados. Além de apresentar elementos destrutíveis e “interagíveis” no cenário. Depois do tutorial, é possível selecionar os 3 personagens iniciais na base: Marco Rossi, Eri Kasamoto e Fio Germi. Os demais personagens (Tarma Roving, Nadia Cassel, Trevor Spacey, Ralf Jones, Clark Still e Leona Heidern) precisam ser desbloqueados cumprindo certas condições ao longo do jogo. Mas mesmo assim, apenas 3 personagens podem ser utilizados em cada missão.
Cada personagem tem uma arma especial e habilidades únicas. Os personagens sobem de nível ao terminar missões com o medidor de exp completo. Eles podem escolher entre 3 habilidades escolhidas aleatoriamente entre special actions e passivas. As recompensas do arsenal oferecem uma escolha entre 3 mods. Moedas não gastas são convertidas em créditos no final da campanha (ou quando morrer).
Depois do tutorial, o primeiro território acessível no mapa é o Deserto Argun Palm. Os demais territórios são Tumbas de Herkanet Selva Soursop Sirocco City. Cada território tem elementos de cenários e inimigos característicos. Menção especial para Tumbas de Herkanet, onde os ataques de múmias podem transformar os personagens em múmias. Quando isso acontece, os ataques dos personagens são modificados para cospe fogo e cabeça de múmia. Os chefes aparecem após o jogador completar 3 ou 4 missões em um território. Os chefes continuam gigantescos como sempre, e aqui em Metal Slug Tactics, com habilidades de destruir partes do cenário.
Metal Slug
Metal Slug é uma série de jogos do tipo “run and gun” criada originalmente pela Nazca Corporation e SNK, tendo Marco e Tarma como protagonistas originais.
A série ganhou popularidade nos arcades e atualmente pode ser encontrada e todos os consoles modernos.
São 24 jogos até o momento, considerando a série principal, remakes, spin-offs e coletâneas.
Série principal
Metal Slug: Super Vehicle-001. 1996.
Metal Slug 2: Super Vehicle-001/II. 1998.
Metal Slug 3. 2000.
Metal Slug 4. 2002.
Metal Slug 5. 2003.
Metal Slug 6. 2006.
Metal Slug 7. 2008.
Remakes
Metal Slug X. 1999.
Metal Slug XX. 2009.
Spin-offs
Metal Slug 1st Mission. 1999.
Metal Slug 2nd Mission. 2000.
Metal Slug Advance. 2004.
Metal Slug. 2006.
Metal Slug Touch. 2009.
Metal Slug Defense. 2014.
Metal Slug Attack. 2016.
Metal Slug Infinity. 2019.
Metal Slug: Commander. 2021.
Metal Slug: Awakening. 2023.
Metal Slug Tactics. 2024.
Coletâneas
Metal Slug: Collector’s Edition. 2002.
Metal Slug 4 & 5. 2005.
Metal Slug Anthology. 2006.
Metal Slug 1st & 2nd Mission: Double Pack. 2021.
Dotemu
A Dotemu é uma empresa francesa fundada em 2007 por Xavier Liard e Romain Tisserand. É mais conhecido por seus ports, remasterizações e remakes.
Primeiro jogo (2008): Nicky Boom.
Jogo mais recente (2025): Absolum.
Próximo jogo será lançado em dezembro: Marvel Cosmic Invasion.
Leikir Studio
O Leikir Studio é uma empresa francesa fundada em 2012.
Primeiro jogo (2015): Isbarah.
Jogo mais recente (2025): Synergy.
Análise dos elementos que constituem a obra
A avaliação foi feita jogando a versão de Playstation 5.
Gráficos: Belos gráficos pixel art. Visão isométrica. “Cenário flutuante”. O desenho do rosto dos personagens não tem a mesma estética dos clássicos.
Trilha sonora: Música continua tendo um tom geral militar habitual. Pode parecer um pouco repetitiva se escutada isoladamente, mas é eficiente durante o jogo.
Efeitos sonoros: Bons. São equivalentes aos clássicos. Combinam com o tom de humor em meio a guerra.
Jogabilidade: O jogo é difícil! Elementos inovadores como esquiva e adrenalina conseguem transmitir a ação dos jogos clássicos para a jogabilidade tática. Além disso, o jogo possui um aspecto roguelite.
Fator replay
O aspecto roguelite, inovador em jogos de estratégia, garante um elevado fator replay. Quando o jogador é derrotado (todos os seus personagens morrem em uma missão), ele recomeça do território inicial, mas mantém equipamentos e habilidades previamente desbloqueados.
Prós e contras
Prós: Belos gráficos. Inovação bem-vinda na série. Esquiva e adrenalina “traduzem” a ação dos clássicos para o tático.
Contras: Aspecto roguelite acaba gerando um “grinding” (tarefas repetitivas para acumular recursos) excessivo até que os upgrades obtidos gerem alguma vantagem perceptiva em combate.
Conclusão
Metal Slug Tactics mostra que é possível mudar completamente o gênero de uma série, e ainda assim manter sua essência. Os elementos de esquiva e adrenalina “traduzem” muito bem a ação dos jogos clássicos para o Tactics. Eles forçam o jogador a estar sempre em movimento, e preferencialmente no alcance máximo. Algo contrário à jogabilidade habitual em jogos de estratégia. Metal Slug é uma série muito querida por todos que já a jogaram, e o Leikir Studio e a Dotemu mostraram que realizaram uma obra digna desse legado. Vida longa à Metal Slug!
##
Nota Final: 4/5
Acesse o site oficial do jogo.
Mais sobre Metal Slug.
Veja mais reviews de games!